Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Educação para o trânsito é tema de evento em Ivinhema

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Ivando Correa, vereadores e demais lideranças locais

Assessoria de Imprensa

20 de Maio de 2011 - 08:52

Educação para o trânsito é tema de evento em Ivinhema
Educa - Paulo C

Ivinhema está municipalizando seu trânsito. E para mostrar algumas das ações que serão efetivadas e apresentar a equipe do Demtrivi (Departamento Municipal de Trânsito de Ivinhema) e seus parceiros, a Prefeitura de Ivinhema em parceria com o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) realizou na noite desta quarta-feira um evento no qual um dos assuntos abordados foi a Educação para o trânsito.

O prefeito do Município, Renato Câmara e a presidente do Cetran, Regina Duarte, falaram sobre a importância desta iniciativa. “Trânsito para nós é reorganizar a cidade. A cidade cresce e a municipalização do trânsito acompanha esse processo para proporcionar diversas melhorias, entre elas, a qualidade de vida da população”, disse a presidente.

Para o prefeito, essa ação está sendo realizada em momento oportuno. “Hoje é um dia importante para avançarmos nesta área. O fluxo de veículos em nossa cidade aumentou muito e há a necessidade de adequar a cidade às novas diretrizes. É fundamental esse trabalho com a educação do trânsito, pois queremos diminuir o número de acidentes”, falou Renato Câmara no evento.

O prefeito lembrou ainda sobre a importância da conscientização das pessoas e das parcerias. “Tivemos que criar um novo departamento, com novos funcionários, nova equipe. As parcerias que firmamos são de grande importância porque esse é mais um desafio de todo o Município”.

Outras autoridades que discursaram no evento foi o Major Rios, que atualmente comanda a Polícia Militar de Ivinhema e o presidente da Câmara de Vereadores, Dalgomir Buraqui. O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Ivando Correa, vereadores e demais lideranças locais.

No evento, também foi feita a assinatura de convênios entre o Município e o Detran. A equipe do Demtrivi é composta pelo seu diretor, João Paulo Hidalgo de Moraes, do coordenador de educação para o trânsito - Antonio Pereira Cruz e a secretária do órgão, Eure Nathaly Peixoto.

Municipalização – Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), divulgada em 2010, mostra que entre os 5.241 municípios brasileiros, apenas 748 adotaram a municipalização do trânsito. A maior parte da frota brasileira está concentrada nesses municípios, mas o desafio maior é inserir a administração do trânsito nas cidades menores. Os dados da pesquisa apontam atualizações sobre o processo de municipalização do trânsito no Brasil, mas a evolução é tímida e revela que muitos não tem o menor interesse em implantar o sistema.

Após a integração ao Sistema Nacional de Trânsito, o município assume a responsabilidade de planejamento, projeto, operação e a fiscalização das vias municipais. Isso significa que o órgão responsável passa a desempenhar tarefas de sinalização, fiscalização, aplicação de penalidades e educação de trânsito.

O método é legal, está contemplado no Código de Trânsito Brasileiro e consiste na responsabilização do município de aproximadamente 21 atribuições.