Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em Dourados, dia “D” contra a gripe A vacina 8,8 mil pessoas

O Dia “D” contra a gripe A, transmitida pelo vírus Influenza H1N1, imunizou até o final da tarde de sábado 8.818 pessoas em Dourados

Dourados Agora

12 de Abril de 2010 - 00:00

Com isso, Dourados já está quase alcançando a meta de vacinar 80% das crianças de oito a menos de dois anos, grávidas, doentes crônicos e jovens de 20 a 29 anos. Todos esses grupos ainda podem receber a vacinar até dia 23 deste mês nas unidades de saúde e Pronto Atendimento Médico (PAM).    
Os números da vacinação de sábado incluem locais, como o calçadão da Praça Antônio João, PAM e todos os postos de saúde do município. Todos esses locais fizeram vacinação desde as primeiras horas de sábado até 17h. Esses números não incluem as vacinas aplicadas no Shopping Avenida Center, que imunizou das 10h às 20h.
No calçadão da Praça Antônio João foi montada uma tenta em frente à Catedral Imaculada Conceição. A vacinação contou com ao apoio do Rotary Club, que ajudou na organização, e de militares do Exército, que aplicaram a vacina. A Secretaria de Saúde supervisionou os trabalhos e disponibilizou as vacinas recebidas do Ministério da Saúde. A procura foi bastante intensa durante todo o dia. Em vários horários chegou a se formar longa fila.
No período da manhã o prefeito Ari Artuzi percorreu vários locais onde a vacinação estava acontecendo. Na Praça Antônio João, ele conversou com as pessoas e destacou a importância da imunização . “Se pelo menos as pessoas que o Ministério da Saúde escolheu se vacinarem, com certeza menos pessoas estarão sujeitas a pegar a gripe”, destacou.
O secretário municipal de Saúde, Mário Eduardo Rocha, também percorreu os locais e explicou que a vacinação é bastante segura e que as pessoas não precisam ter receio.
Ele disse que muitas pessoas têm medo de tomar a vacina porque podem ficar doentes, ter uma reação ou que não foram testadas. “É totalmente segura e foi testada e utilizada nos Estados Unidos no último inverno. Portanto, as pessoas não precisam ter receio”, enfatiza.
Para o dia “D”, a Secretaria Municipal de Saúde tinha disponibilizado 35 mil doses. Nesta semana deve receber mais doses da Secretaria de Estado de Saúde para concluir essas etapas de vacinação em Dourados.
Nas etapas seguintes de vacinação vêm os idosos com mais de 60 anos que serão imunizados de 24 de abril a 7 de maio, junto com a campanha contra a gripe comum. Adultos que têm entre 30 e 39 anos serão vacinados de 10 a 21 de maio.