Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 28 de Maio de 2022

Sidrolandia

Em MS, 40% de candidatos ao Enem não acessaram cartão de inscrição

Cartão de confirmação está disponível na web e não será enviado ao aluno. Documento tem endereço do local de prova e dados do candidato.

G1

14 de Outubro de 2015 - 13:25

Dos 131.697 alunos inscritos em Mato Grosso do Sul para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apenas 78.179 acessaram o cartão de inscrição até 12h de terça-feira (13), segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O número representa 59,36% do total de inscrições.

Os cartões de inscrição não serão enviados aos candidatos neste ano e estão disponíveis no endereço enem.inep.gov.br/participante. Para verificar as informações é necessário informar o número do CPF e senha. O documento apresenta o endereço do local de prova, os dados do candidato e a opção de língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol).

Desde quarta-feira (7), os candidatos inscritos para o Enem que ainda não visualizaram seu local de prova estão recebendo emails do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pedindo para que acessem os dados.

Até às 8h da última quarta-feira (8), o sistema registrava 3.103.736 acessos de participantes ao cartão, o que representa 40% do total de 7.746.118 de inscritos.

Caso você não lembre sua senha, é possível recuperar o acesso ao site usando seu CPF, sua data de nascimento e o endereço de e-mail ou telefone celular indicado no formulário de inscrição. Para isso, é preciso acessar o endereço enem.inep.gov.br/recuperar-senha.html.

O cartão de confirmação do Enem não precisa ser apresentado no dia das provas; é recomendável, porém, que o candidato o leve junto, porque ele tem todos os detalhes sobre o local de prova, incluindo o endereço, o nome da escola, o andar e o número da sala.

Cartão só pela web

Neste ano, pela primeira vez, o Ministério da Educação não vai encaminhar a versão impressa pelos Correios. O exame tem 7.746.118 inscritos e será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro.

Outra novidade é que o candidato poderá salvar o cartão em seu computador no primeiro acesso para não ter de voltar ao sistema.

A recomendação do MEC é para que os candidatos visitem o local dias antes do Enem, para evitar imprevistos. No Twitter, participantes do Enem usaram as redes sociais para criticar e elogiar as escolhas dos locais de prova. Como regra, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) busca colocar os alunos em escolas a até 30 km da residência do candidato.