Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em MS, conselho regula prescrição de medicamentos por farmacêuticos

Farmacêutico poderá prescrever medicamentos livres de prescrição médica. Medida é aprovada pelo Conselho Federal de Farmácia, em reunião em MS.

G1 MS

02 de Setembro de 2013 - 10:54

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF-MS), Ronaldo Abrão, explicou em entrevista ao Bom Dia MS desta segunda-feira (1º) sobre a aprovação de uma proposta que autoriza farmacêuticos a prescreverem medicamentos que não exijam prescrição médica.

A proposta foi discutida e aprovada na última sexta-feira (30) durante reunião plenária do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Ponta Porã, a 346 km de Campo Grande.

Segundo Abrão, as pessoas não devem procurar o farmacêutico para pedir medicamentos que são prescritos por médicos. “O farmacêutico é o profissional capaz de receber o paciente, fazer a clínica farmacêutica e identificar se o caso é de ser encaminhado ao médico ou se é mais simples, em que ele possa intervir. Estes são transtornos menores, como dor de cabeça ou diarreia”, diz. Com a nova medida, o paciente poderá receber orientações e uma documento por escrito com a assinatura e o carimbo do farmacêutico.

De acordo com o texto da proposta, o farmacêutico poderá realizar a prescrição de medicamentos e produtos com finalidade terapêutica, que não exijam prescrição médica. A medida entrará em vigor assim que a resolução for publicada no Diário Oficial da União.