Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Em setembro 500 agricultores de MS voltam à sala de aula

A ação faz parte do projeto Soja Plus que entre 24 e 26 de julho capacita em Campo Grande (MS) 13 profissionais do agronegócio que viajarão o Estado

Famasul

24 de Julho de 2013 - 14:17

A partir do mês de setembro 500 produtores de soja e milho de Mato Grosso do Sul estarão em sala de aula para aprimorar técnicas, estudar sobre sustentabilidade, saúde e gestão no ambiente do trabalho. Posteriormente a essa etapa, os agricultores receberão em suas propriedades uma equipe que oferecerá assistência técnica gratuita em prol do desenvolvimento de sua produção.

A ação faz parte do projeto Soja Plus que entre 24 e 26 de julho capacita em Campo Grande (MS) 13 profissionais do agronegócio que viajarão o Estado repassando informações aos produtores inscritos.

O gerente de sustentabilidade da Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, é responsável por transmitir orientações aos agrônomos, administradores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Rural (Senar/MS), que estão em capacitação em Campo Grande e a partir do primeiro semestre de 2014, após encerradas as aulas teóricas dos agricultores, passarão a visitar cada propriedade, fazendo diagnósticos, implantando melhorias e repassando informações.

“Nossa meta é tonar o Soja Plus o maior programa de gestão de propriedade rural do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”, afirmou Pires, que já desenvolve o mesmo programa no Mato Grosso, beneficiando em torno de 3 mil produtores naquele Estado.

De acordo com o presidente da Associação dos Produotes de Soja (Aprosoja/MS), Almir Dalpasquale, quem ganha com o Soja Plus é o produtor e a sociedade, com maior qualidade no produto. “A soja é a principal cultura agrícola do Brasil, em volume e geração de renda, e com o milho o cenário é semelhante. Quem se detém a essa atividade, precisa estar informado, atualizado e atento às tecnologias, que beneficiarão toda a comunidade, direta ou indiretamente”, destacou o presidente.

O Soja Plus é uma parceria entre a Aprosoja/MS, Senar/MS, Abiove e Federação da Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul). E além dos cursos relacionados à legislação trabalhista rural (NR 31), sobre qualidade de vida no trabalho e capacitação, o programa orientará os produtores sobre as normas de instalações nas propriedades rurais de depósito de embalagens, tanque de combustível e alojamentos.

Os técnicos responsáveis pelas assistências distribuirão kits compostos por placas de advertência, adesivos e formulários de controle para serem utilizados nas propriedades, facilitando que o produtor atenda aspectos exigidos pela legislação.

Para se inscrever os interessados devem acessar o site da Aprosoja/MS (www.aprosojams.org.br), associarem-se gratuitamente e buscarem mais informações diretamente na sede do Sistema Famasul.