Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Novembro de 2021

Sidrolandia

Embrapa lança aplicativo para nutrição de bovinos de corte do mercado

Na visão do idealizador e pesquisador da Embrapa, Sérgio Raposo de Medeiros, esse é um diferencial importante do aplicativo.

Assessoria

23 de Julho de 2013 - 09:10

Obter bons resultados na produção de carne a pasto não depende apenas de variáveis como: disponibilidade de forrageiras, qualidade do pasto, formas de manejos e condições climáticas. O produtor precisa saber como investir, sobretudo, no período seco, momento mais crítico para suplementar o gado.

Entretanto, tomar certas decisões com presteza e assertividade não é tarefa fácil, ainda mais se isso envolve perdas e ganhos. Para auxiliar na tomada de decisão do produtor e na avaliação do benefício: custo da suplementação no período da seca, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o Suplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte.

Fruto da parceria entre a Embrapa Gado de Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a aplicação para avaliação de benefício - custo da suplementação na seca (BCSS) - permite comparar, dentro de um mesmo tipo de suplementação, produtos de diferentes marcas de produtos.

Além disso, realiza a comparação entre tipos distintos de suplementação, ou seja, suplementação com sal proteinado e semiconfinamento. Outra informação disponível no App é o número mínimo de cochos que deve ser disponibilizado ao lote a ser suplementado.

Na visão do idealizador e pesquisador da Embrapa, Sérgio Raposo de Medeiros, esse é um diferencial importante do aplicativo.

“A quantidade mínima de cochos varia dependendo da estratégia, proteinado ou semiconfinamento, do porte dos animais, e do número de animais do lote. Esse é um dos principais motivos para resultado sub-ótimos da suplementação e, portanto, uma informação que aumenta a chance de obtenção do potencial da técnica no campo”, ressalta Raposo.

Ao inserir as informações sobre os produtos e o lote de animais a ser suplementado, o pecuarista terá acesso, após a comparação dos dados, a índices que mostram a margem da suplementação, que corresponde à diferença entre a Receita e o Custo da estratégia e/ou produto analisado; o ganho de peso que recupera o investimento, chamado de ponto de equilíbrio, e o retorno, em reais, para cada real investido.

“Seja qual for o critério usado para a escolha, a ferramenta auxilia o produtor a tomar uma decisão mais segura, permitindo a obtenção de resultados superiores”, explica. Com a adoção da tecnologia espera-se impactar a prática da suplementação, principalmente, na margem de escolha e ação do produtor.

A expectativa, segundo Raposo, é de incentivar uma atividade mais consciente, na qual o pecuarista esteja mais conectado com os resultados e engajado na cobrança por produtos de suplementação de melhor desempenho.

Portanto, com o uso do aplicativo anseia-se que haja maior controle nas tomadas de decisões. O lançamento do aplicativo Suplementa Certo confirma o esforço contínuo da Embrapa em transferir tecnologia para a comunidade rural. O software integra as principais metodologias para cálculo do custo-benefício no uso da suplementação animal bovina no período de estiagem.

Tudo isso na comodidade de um smartphone, um notepad ou qualquer outro dispositivo móvel que possua o sistema operacional Android. Vale ressaltar, que o seu uso não depende da internet.

A apresentação oficial ocorre no dia 25 de julho, no Hotel Foyer do Royal Palm Plaza, em Campinas-SP, durante a 50ª Reunião da Sociedade Brasileira de Zootecnia. O aplicativo estará disponível para download através do Google Play após essa data.