Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Empossado no Tribunal de Justiça, Alexandre Bastos vai atuar na 2ª Câmara Cível

Durante pronunciamento na solenidade, o novo desembargador, que ocupou a vaga do 5º constitucional reservada aos advogados, se declarou orgulhoso por assumir o cargo.

Flávio Paes/Região News

09 de Dezembro de 2016 - 14:20

O novo desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Alexandre Bastos, que tomou posse nesta sexta-feira, a partir de próxima segunda-feira estará atuando na 2ª Vara Cível ao lado dos desembargadores Marcos José de Brito Rodrigues, Vilson Bertelli, e Paulo Alberto de Oliveira. Vai substituir o juiz Jairo Roberto de Quadros, que estava convocado na vaga desde dezembro de 2014.

Durante pronunciamento na solenidade, o novo desembargador, que ocupou a vaga do 5º constitucional reservada aos advogados, se declarou orgulhoso por assumir o cargo, ciente de que começa a desvendar um mundo novo e que tudo aquilo que viveu como operador do direito na advocacia contribuirá para o exercício efetivo do cargo de desembargador no Tribunal de Justiça. “Tenho noção da responsabilidade que o cargo tem e noção do que o Poder Judiciário representa hoje para o Estado brasileiro e espero conseguir retribuir isso com muita dedicação, muita equidade e muito trabalho, que é o que a sociedade quer”, concluiu o novo desembargador.

A solenidade de posse, comandada pelo presidente do TJ, João Maria Lós, foi prestigiada pelo governador Reinaldo Azambuja, vários desembargadores e deputados estaduais.

História

Alexandre Bastos militou como advogado por vinte e três anos. É pós-graduado em Direito Constitucional pela PUC/ESA (Pontifícia Universidade Católica/Escola Superior de Advocacia) e especialista em Direito Tributário formado pelo IBET (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários). Foi assessor jurídico da Presidência do Tribunal de Contas do Estado no período entre 2003 e 2005 e consultor jurídico da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) de 1995 a 2012. 

Na OAB/MS foi conselheiro estadual entre 2001 e 2003 e, entre 2006 e 2012, presidiu a Comissão de Estágio e Exame da Ordem. Foi, também, membro da Comissão Nacional do Exame da Ordem entre 2011 e 2012.  Atuou como juiz eleitoral substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul entre 2010 e 2012. 

Lista – O nome do novo Desembargador entrou na lista sêxtupla da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional MS, em maio de 2016 para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal de Justiça pelo quinto constitucional.  Na sessão do Tribunal Pleno do TJMS, no dia 7 de dezembro, os Desembargadores votaram os nomes para compor a lista tríplice.

Os mais votados pelos desembargadores foram Honório Suguita, Alexandre Aguiar Bastos e Gabriel Abrão Filho. Os nomes foram encaminhados ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, que determinou como novo desembargador da Justiça Sul-mato-grossense, Alexandre Aguiar Bastos, por meio do Decreto “P” número 5.585, de 8 de dezembro de 2016.