Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 10 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Enersul ainda trabalha para recuperar 6 postes derrubados por tornado no Eldorado

O vendaval que atingiu velocidade de até 60 quilômetros por hora, deixou um rastro de destruição também na sede do Assentamento Eldorado.

Flávio Paes/Região News

10 de Novembro de 2012 - 07:45

Foto: Flávio Paes/Região News

Enersul ainda trabalha para recuperar 6 postes derrubados por tornado no Eldorado

Três dias depois do vendaval com características de tornado que derrubou seis postes, equipes da Enersul ainda trabalham na recuperação da rede de energia que margeia a Rodovia Izidro da Silva Nantes estrada de ligação da MS-060 (na saída para Campo Grande) com a BR-163, altura do distrito de Anhandui.

O vendaval que atingiu velocidade de até 60 quilômetros por hora, deixou um rastro de destruição também na sede do Assentamento Eldorado, onde alguns árvores de grande porte sucumbiram à sua força. O vendaval foi quarta-feira e teria durado menos de cinco minutos. Não houve interrupção no fornecimento de energia elétrica que atende propriedades com vários aviários, além de parte do assentamento.

A Enersul, através da Engelmig (empresa terceirizada) fez o remanejamento da carga para outra rede que atende a região. Ontem à tarde equipes da empreiteira trabalhavam na substituição dos postes danificados e até segunda-feira o serviço deve estar pronto. Na sede do Assentamento Eldorado está sendo aguarda a vinda de uma equipe de Campo Grande dos bombeiros para retirar as árvores tombadas pela força do fenômeno natural.

Há uma semana um fenômeno parecido, com menos intensidade aconteceu em pleno centro de Sidrolândia. Por volta das 13 horas do último dia, o vento forte derrubou a fiação da Enersul e de telefonia, num trecho da Avenida Dorvalino dos Santos entre a rotatória a Rua João Marcio Ferreira Terra.

A estação rodoviária e várias lojas, como o Depósito Volnei, ficaram sem luz até ás 6 horas. O prejuízo atingiu também a loja de celulares do vereador Ilson Peres. A venda de passagens foi interrompida e os passageiros só puderam comprar dentro dos ônibus.

O que é um tornado?

A palavra tornado tem origem na palavra espanhola tornada, que significa tempestade. O tornado é uma coluna de ar giratória, que se desloca a uma velocidade de 30km/h a 60km/h em volta de um centro de baixa tensão. Apesar de pequeno, é um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança a terra.

Mesmo normalmente pequena, podendo ser menor que 30 metros, a largura de um tornado pode ultrapassar 2,5 quilômetros. Os menores tornados são denominados mínimos e os maiores, de máximos. Um mínimo irá durar não mais do que alguns minutos, deslocar-se um quilômetro e meio e tem ventos com velocidade de até 160km/h.

O chamado máximo pode deslocar-se 320 quilômetros ou mais, durar até três horas e ter ventos com velocidade superior a 400km/h.