Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Enersul tem plano de atendimento também no Reveillón

MS Noticias

28 de Dezembro de 2010 - 15:26

O período de Reveillón compreendido entre às 17 horas de 30/12/2010 até as 8 horas de 03/01/2011 para o Ano Novo de 2010/2011 também contará com o plano de atendimento especial que foi realizado no Natal que teve como objetivo, apresentar as medidas operacionais estratégicas que serão adotadas pela ENERSUL para garantir o nível de segurança operativa durante as festividades de Ano Novo no período compreendido.

O plano orientará as áreas de operação para as ações a serem adotadas, tanto para prevenir quanto para corrigir quaisquer ocorrências em tempo real.

O sistema elétrico da ENERSUL possui aproximadamente 5.850 Km de linhas de transmissão, ao longo dos 357.125 Km2 de área do Estado, 11.812 Km de rede de baixa tensão e 59.279 Km de rede de média tensão, 93 subestações nas tensões de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, incluindo as duas subestações móveis.

A operação desse sistema é coordenada pelo Centro de Operação do Sistema – COS, localizado em Campo Grande, através de um Sistema de Supervisão e Controle que contempla as subestações nos níveis de 138 kV, 69 kV e 34,5 kV, totalizando 92 unidades supervisionadas. Com relação ao atendimento das redes de distribuição urbanas e rurais o mesmo é executado pelo Centro de
Operação da Distribuição – COD, localizado em Campo Grande. O COD atende às solicitações de serviços geradas pelo Call Center, através de um sistema informatizado de atendimento à reclamações de falta de energia e um sistema de supervisão e controle de religadores telecomandados à distância, instalados em diversos pontos do Estado.

Profissionais serão mantidos em locais próximos e de fácil acesso e estarão de sobreaviso durante o período de Reveillón que está compreendido entre às 17h do dia 30/12/10 até as 8h do dia 03/01/11 para a festividade do Ano Novo, os trabalhadores contam com equipamentos com recursos de comunicação e transporte que permitam um rápido deslocamento até o local da emergência, quando de eventual reforço da equipe de plantão. O período de sobreaviso
está compreendido para o período de Reveillón.

Todas as subestações desassistidas / telecomandadas possuem recurso de operação local, desta forma, estas subestações recebem maior atenção no que se refere à disponibilização e capacitação de mantenedores e eletricistas para uma eventual operação local em condições normais e também sob condições de anormalidade no Sistema de Supervisão e Controle.

Para atendimento às contingências possíveis nestas localidades foram definidos oito pontos estratégicos no estado do Mato Grosso do Sul onde estarão presentes técnicos de automação/manutenção para pronto atendimento.

Foram definidas as localidades estratégicas de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Jardim, Ivinhema, Eldorado, Coxim e Paranaíba, de onde os técnicos poderão se deslocar para o atendimento.

O acesso a materiais, peças sobressalentes, equipamentos reservas, ferramentais e outros, que poderão ser eventualmente necessários durante situações de emergência, estão estabelecidos pelas respectivas regionais.

Nas diversas áreas passíveis de contingências estão estruturados os recursos de transporte para atender às necessidades de deslocamento de pessoal e equipamentos em caráter de emergência. As Subestações Móveis 138 kV e 34,5kV estarão prontas para o deslocamento imediato, estando sediadas em Campo Grande.

Além do plano especial de atendimento durante as festividades de final de ano, a ENERSUL dispõe de uma central de atendimento telefônico, disponível 24 horas por dia, por meio do número 0800 722 7272, capacitada a receber as ligações telefônicas de todo o Estado, dirigidas a esta Empresa, possibilitando assim acesso rápido e fácil para registro de reclamação de falta de energia e atendimento emergencial.