Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Entidade quer reforçar recolhimento de embalagens de defensivos em MS

Os gibis são parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), ação promovida pelo instituto durante todo o ano.

Agrodebate

21 de Janeiro de 2014 - 16:37

O Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos (Inpev) pretende reforçar durante o Showtec, que começa nesta quarta-feira (22), em Maracaju, a 162 quilômetros de Campo Grande, a conscientização do produtor rural quanto a importância de promover o recolhimento correto das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Neste sentido, a entidade estará promovendo uma série de ações educativas no evento. No espaço do Inpev serão expostos materiais que esclarecem como é o ciclo de vida desse tipo de embalagem  e informam aos agricultores como realizar a tríplice lavagem e a lavagem sob pressão.

A novidade deste ano será a distribuição de gibis educativos da Turma da Reciclagem para crianças, além dos tradicionais folhetos “Saiba como Lavar” e “Ciclo de Vida”. Os gibis são parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), ação promovida pelo instituto durante todo o ano.

Números de Mato Grosso do Sul

No acumulado de janeiro a novembro de 2013, foram recolhidas 2.512 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Mato Grosso do Sul. O volume é 9% maior frente ao mesmo período do ano passado, quando foram devolvidas no estado 2.308 toneladas de embalagens, segundo o Inpev.

De acordo com o Inpev, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado podem ser recicladas, desde que após o uso dos produtos que contém elas passem pela lavagem correta (tríplice lavagem).

Os recipientes que não passaram pela tríplice lavagem e ainda os que não são laváveis, são incinerados.