Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Equipe do CAM de Dourados realizou exames para detectar câncer de mama e colo do útero em Deodápolis

A realização do evento foi da Prefeitura Municipal através da Gerencia de saúde que contou ainda com o apoio da direção da AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer) de Deodápolis.

Assessoria da Prefeitura

28 de Outubro de 2013 - 14:39

Neste ultimo sábado (26), diversas mulheres do município de Deodápolis foram atendidas pela equipe do CAM (Centro de atendimento a mulher) da cidade de Dourados que esteve no município. A realização do evento foi da Prefeitura Municipal através da Gerencia de saúde que contou ainda com o apoio da direção da AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer) de Deodápolis.

O inicio das atividades ocorreu as 8hs. A mesa de honra foi composta pela Prefeita Maria Viana, Dr. Ferreira, Drª Maria do Carmo (Coordenadora da saúde bucal no município), Diretor do Hospital Municipal Cristo Rei Jean Carlos e pelo Gerente de Saúde Márcio Teles.

Para a Prefeita Maria Viana as ações que fizeram parte do “Outubro Rosa” são de grande importância para detectar e tratar a tempo a doença. “Quando se faz um exame preventivo as chances de cura aumentam muito. Estas ações são de suma importância para cuidar da saúde da mulher. O câncer tem feito várias vitimas ao redor do mundo e por isso a nossa preocupação. Se tratar com antecedência pode-se curar este mal!” afirmou Maria Viana.

O Gerente de Saúde Márcio Teles afirmou que as ações terão continuidade. “Esta doença tem matado milhares de pessoas e nós precisamos dar continuidade aos exames e palestras de prevenção contra o câncer. No próximo ano, por exemplo, estaremos inserindo os homens em nossa lista também. O câncer de próstata tem altos índices de incidência em nossa cidade e região e merece uma atenção especial!” destacou.

Antes dos exames serem realizados, o Diretor do Hospital Municipal Cristo Rei, Jean Carlos, pediu a todos um minuto de silencio em homenagem a enfermeira Valquíria que faleceu a poucos dias e que era responsável pela atenção básica da saúde no município.

Logo após o mesmo aproveitou para agradecer e anunciar a nova responsável pelo setor que ficou a cargo da enfermeira Tatiana. Ao final da solenidade de abertura a equipe do CAM chegou acompanhada pelo Sr. João Amaral, Presidente da AVCC. A equipe foi coordenada pelo Médico Mastologista, Dr. Evandro Canhasso. Os atendimentos se estenderam até às 17hs.