Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Escola Natália Moraes de Oliveira realiza Festa do Plantio da Horta Comunitária

A Horta Comunitária atende cerca de 150 estudantes do 1º ao 9º ano, que se revezam em dois dias da semana para cuida das instalações da horta.

Assessoria da Prefeitura

01 de Abril de 2014 - 15:18

Na manhã desta terça-feira (1) aconteceu na Escola Municipal Natália Moraes de Oliveira a Festa do Plantio da Horta Comunitária, que é mantida na escola. Esta é uma iniciativa da direção e professores da escola que de forma orgânica produz várias verduras para serem consumidas na merenda escolar da própria escola. A Horta Comunitária é uma parceria com o Governo Federal por meio do Programa Mais Educação, no qual o estudante no contratempo de sua aula vai à escola para desenvolver algum tipo de atividade.

A Horta Comunitária atende cerca de 150 estudantes do 1º ao 9º ano, que se revezam em dois dias da semana para cuida das instalações da horta. Para o professor José Roberto de Souza que coordena o projeto, esta é uma iniciativa que vai além dos muros da escola, por que ensina às crianças um ofício e também as tira das ruas. O projeto da Escola Natália é pioneiro em Sidrolândia como também no estado de Mato Grosso do Sul.

O diretor da escola, o professor José Aparecido Alves da Silva, destaca que a forma orgânica que é aplicada na horta, é muito importante para conscientização ambiental, “aproveitamos toda a matéria orgânica que podemos, desde grama cortada à papel que é jogado nas lixeiras da escola, esta conscientização é muito importante para  nossas crianças”, destacou.

Para a Secretária de Educação Sônia Dal Paz, o projeto é muito importante para as crianças e destacou o empenho que as secretárias que dirigiram a pasta antes dela estão de parabéns por manter o projeto. Dal Paz destacou a importância de divulgar ações como estas, “são coisas boas que estão acontecendo, são projetos de extrema importância para a escola e para a comunidade”, elogiou.

O Prefeito elogiou o projeto e destacou que iniciativas como estas devem ter continuidade, “são estas iniciativas que fazem a diferença, precisamos levar este projeto para todas as escolas do município por ser um trabalho exemplar”, disse.

Ainda segundo o prefeito, “o projeto da horta é fruto de um grande trabalho, o espaço pode ser pequeno, mas, o grande trabalho que se realiza em ações como estas é o que fica dentro de cada criança que é atendida pelo programa, por que elas vão levar estes ensinamentos para a vida”, finalizou.