Sidrolandia
Escola Pedro Aleixo é o local de votação com maior número de eleitores
A escola abriga 12 seções com um total de 4.577 eleitores
Marcos Tomé/Região News
30 de Setembro de 2010 - 17:04
Na eleição deste ano, que acontecerá no próximo domingo, dia 03 de outubro, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul usará 5.149 urnas espalhadas no Estado para atender 1.702.511 eleitores. Na capital, registra-se o uso de 1.507 urnas para atender os 541.716 eleitores. O número de seções corresponde à quantidade de urnas em operação.
Somando as 5.149 em uso com mais 1.078 urnas reservas, no total o TRE-MS dispõe de 6.227 urnas. 442 urnas serão adaptadas para deficientes visuais com recurso de fone de ouvido e áudio.
O total de mesários envolvidos no processo é de 20.596 em todo o Estado.
Em Sidrolândia, um dos maiores locais de votação é a escola municipal Pedro Aleixo que fica localizado na região central da cidade na Rua Sergipe, 240 e que abriga 12 seções com um total de 4.577 eleitores, segundo informações de Leandro Santos Neves, chefe do Cartório Eleitoral do município.
Foto: Marcos Tomé/Região News
Escola Pedro Aleixo é o local de votação com maior número de eleitores
Já na zona rural o maior local de votação é a escola municipal do Assentamento Eldorado, local onde irão funcionar as seções de números 71, 73, 74, 76, 80 e 85 e que abriga um total de 1.714 eleitores. A escola municipal do Assentamento Valinhos é a que terá o menor número de eleitores na zona rural 104, seguida da escola municipal Cacique João Batista Figueiredo na Aldeia Tereré com 515 na área urbana da cidade.
LOCAIS DE DIFÍCIL ACESSO
CARTÓRIOS ELEITORAIS
No total, são 54 Zonas Eleitorais no Estado e 48 no interior. Os telefones e endereços dos locais de votação e seções de todas as Zonas Eleitorais, e a lista com o nome e número dos candidatos estão na página do TRE-MS www.tre-ms.jus.br . Além disso, o eleitor poderá obter informações através do telefone 3327-1498.
CANDIDATOS
Foram inseridos nas urnas eletrônicas os nomes de 355 candidatos, sendo: 9 concorrendo ao cargo de Presidente e 9 ao cargo de Vice, 3 ao cargo de Governador e mais 3 de Vice, 5 concorrendo ao cargo de Senador e 1.º e 2.º Suplentes, 70 ao cargo de Deputado Federal e 246 ao cargo de Deputado Estadual.
DIA DA ELEIÇÃO E ORDEM DE VOTAÇÃO
No dia da eleição, o eleitor deve levar consigo o título de eleitor e um documento com foto. O primeiro voto, na urna, é para deputado estadual, depois deputado federal, senador 1, senador 2, governador e, por último, presidente.
Neste ano, as fotos dos vices e dos suplentes de senadores aparecerão na urna. O horário de votação é das 8h às 17h. São obrigados a votar todos os eleitores de
JUSTIFICATIVA
Quem não estiver na sua cidade, poderá justificar a sua ausência na eleição, indo a uma seção eleitoral ou um posto de justificativa da Justiça Eleitoral. Ela é gratuita e eleitor só precisa preencher um formulário com os seus dados eleitorais corretos, inclusive com o nº do seu título de eleitor.
Quem quiser se adiantar pode entrar no site www.tre-ms.jus.br e acessar o formulário on-line. Após o preenchimento, entrega deve ser feita, impreterivelmente, em um local de votação, pois não há recebimento via Internet.
VOTO EM TRÂNSITO
O local de voto em trânsito funcionará na Missão Salesiana, na Rua Barão do Rio Branco, 1.811, Centro (antigo museu Dom Bosco). Serão 1.847 eleitores no 1º turno e 1.770 num eventual 2º turno, distribuídos nas seções eleitorais números 288/291, 289 e 290. Os eleitores poderão realizar a consulta do local de votação em trânsito no sitio do TSE. O link para consulta pelo nome do eleitor ou pelo nº do título está disponível em: http://www.tse.jus.br/internet/servicos_eleitor/consultaNome.htm
SEGURANÇA PÚBLICA
O TRE-MS estima que cerca de 20 mil homens dos efetivos das polícias civil, militar, federal, rodoviária federal, dos Bombeiros e do Exército atuarão, em todo o Estado, na segurança no dia das eleições. O Exército atuará somente em Dourados.
GASTOS ELEIÇÕES 2010
Nestas eleições, o TRE-MS prevê um gasto de R$ 4.724.842,00, podendo haver algum aditivo, se necessário, caso exista o 2º Turno. Nesse valor estão embutidos custos com alimentação, combustível, compra de material de consumo e de equipamentos permanentes, além dos gastos com água, energia e outros consumos que, no período eleitoral, tem um pequeno crescimento. O custo médio por eleitor no Estado, em relação ao orçamento destas eleições, é de R$ 2,78.
Com informações do TRE/MS