Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Escola Sidrônio recebeu vista de vice-campeão mundial de Xadrez

Em viagem de trabalho o enxadrista visitou algumas cidades de Mato Grosso Sul entre elas Campo Grande, Maracaju e Sidrolândia

Franciane Trindade/ Região News

26 de Maio de 2011 - 08:53

Escola Sidrônio recebeu vista de vice-campeão mundial de Xadrez
Escola Sidr - Foto: Franciane Trindade/ Regi

Os alunos do período vespertino da Escola Estadual Sidrônio Antunes de Andrade recebeu na ultima sexta-feira dia 20 de maio a visita do vice-campeão mundial de xadrez, o enxadrista Alexandre Fier que está entre os 90 melhores enxadristas do mundo.

Em viagem de trabalho o enxadrista visitou algumas cidades de Mato Grosso Sul entre elas Campo Grande, Maracaju e Sidrolândia. Sendo que o município de Sidrolândia foi o primeiro a ser visitado pelo vice-campeão Mundial.

E os agraciados com a visita foi aos alunos da escola Estadual Sidrônio que tem um belíssimo projeto de Xadrez onde é orientado pelo Professor Cezar Leon o mesmo é presidente da Liga de Xadrez Alternativa de Mato Grosso do Sul.

O vice-campeão mundial de xadrez, cinco vezes campeão Pan-americano e participante de duas Olimpíadas, Alexander Fier, falou um pouco sobre sua trajetória nas competições de xadrez bem como de sua vida e o que o xadrez ajudou no seu desenvolvimento pessoal para os alunos do Sidrônio.

Na escola realizou sessão de autógrafos bem como as sessões de fotos. Durante a visita no Estado, Alexandre esteve jogando simultaneamente com enxadristas em Campo Grande e também conheceu o projeto de xadrez da escola da rede pública de ensino da cidade de Maracaju.

Conheça um pouco sobre o vice campeão mundial:

Alexandr Hilario Takeda Sakai dos Santos Fier nasceu em Joinville (SC) em 11 de marco de 1988.  Inicia sua carreira em 1995 vencendo (com apenas 6 anos de idade) o Campeonato Paranaense sub-10. A partir dai passa a acumular títulos nas categorias de base destacando-se entre eles o vice-campeonato mundial sub-10 de 1998, disputado em Oropesa del Mar, Espanha. Obtém o titulo de Mestre Internacional aos 16 anos e o de Grande-Mestre aos 18 (o mais jovem brasileiro a conquistar esta distinção).

Entre suas grandes atuações destaca-se a conquista invicta do 72° Campeonato Brasileiro em Guarulhos, 2005 e o bicampeonato paulista 2007/08 e as três vezes que venceu o Campeonato Sul-americano Juvenil. Representou o Brasil nas Olimpíadas de Calvia 2004, Torino 2006 e Khanty Mansiysk 2010. Em novembro de 2009 atingiu o rating de 2653, tornando-se assim o número 1 do Brasil e 76º no mundo. Tem todo um futuro pela frente. Reside atualmente em Curitiba, Paraná.

Alguns títulos:

Vice-campeão mundial sub-10

Cinco vezes campeão pan-americano em várias faixas etárias

Octo-campeão brasileiro (inclusive campeão absoluto)

Várias vezes representante do Brasil em campeonatos mundiais de várias faixas etárias.

Campeão sul-americano sub-20

Campeão do Zonal Sul americano 2.4 FIDE 2009

Campeão do XI Open Internacional D'escacs de Sants, Hostafrancs I La Bordeta