Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Escolas de MS participam de prova que analisa qualidade do ensino no país

Nos testes aplicados no 5º e 9º anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática.

Campo Grande News

10 de Novembro de 2015 - 13:39

Traçar um raio-X do ensino oferecido pela rede pública do país. Esta é a proposta da Prova Brasil, que será realizada esta semana por alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio de todo o Estado. A avaliação será aplicada a partir desta segunda-feira (9) e é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que avalia os alunos a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados no 5º e 9º anos do ensino fundamental, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas.

No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

Os dados ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país.