Sidrolandia
Esse filho vai trazer muita luz para sua vida, diz Ministro Mercadante a Pamela de Oliveira
Aloizio Mercadante confirmou que ligou para jovem que deu a luz a bebê durante aplicação das provas num banheiro de uma escola pública em Sidrolândia.
Marcos Tomé/Região News
04 de Novembro de 2012 - 19:15
Ministro da Educação afirma que a jovem Pamela de Oliveira Lescano, vai ter oportunidade de fazer a prova do Enem entre os dias 4 e 5 de dezembro, quando o exame será aplicado em unidades prisionais e socioeducativas. Aloizio Mercadante confirmou que ligou para jovem que deu a luz a um bebê durante aplicação das provas num banheiro de uma escola pública em Sidrolândia.
O fato aconteceu na Escola Estadual Professora Catarina de Abreu, no Bairro São Bento. Ela conta que estava só no momento em que ganhou a criança. Senti fortes dores, pedi para sair da sala e ir ao banheiro. A pessoa que estava monitorando deixou-me sair, quando cheguei ao toalete que abaixei no vaso, senti a cabeça do bebe, conta.
A adolescente, de 17 anos, disse que não sabia da gravidez. Mercadante, ao conceder entrevista coletiva para imprensa sobre a aplicação das provas do Enem no final da tarde deste domingo, comentou o caso de Pamela. Liguei para ela e disse; 'esse teu filho vai trazer muita luz para sua vida e você terá a chance de fazer novo exame, comenta.
Mercadante: ela é o símbolo do Enem
"Um pouco antes do início da prova, ela foi para o banheiro e a coordenadora verificou que tinha lá uma poça de sangue e um bebê chorando. Foi verificar e ela [a candidata] estava com uma criança no colo que tinha acabado de nascer. Tinha uma assistente de enfermagem na escola que deu as orientações, cortou o cordão umbilical e aqueceu a criança. Imediatamente foi acionado o Samu, e foi também fazendo as orientações".
O ministro também comentou que ligou para Pâmela, para comunicar que o edital previa, no caso dela, o direito de fazer novamente o Enem, daqui a um mês. "Ela é o próprio símbolo desse Enem, e ela mostra também um nível de dedicação e esforço de uma parcela importante desses mais quatro milhões de brasileiros, do que o Enem representa em termos de oportunidade na vida deles".