Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 22 de Janeiro de 2021

Sidrolandia

Estação das chuvas favorece a proliferação da mosca-dos-chifres

Dessa forma, elas prejudicam a alimentação do rebanho, causando perda de peso e redução na produção de leite.

Canal Rural

14 de Março de 2014 - 13:10

No período chuvoso, o produtor deve ter cuidados extras com o rebanho para garantir animais saudáveis e a produção de carne e leite, sempre levando em consideração o bom estado das pastagens e o calendário de vacinação.

Durante o período das chuvas, ocorre desde a proliferação de vermes, os endoparasitas, até problemas nos cascos provenientes de pododermatites. Mas um dos principais problemas que um rebanho pode enfrentar neste período é a proliferação da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans).

A mosca-dos-chifres causa danos expressivos pela perda do sangue que sugam dos animais e pelo estresse que acarretam. Dessa forma, elas prejudicam a alimentação do rebanho, causando perda de peso e redução na produção de leite.

Com a chegada das chuvas, a proliferação pode aumentar, já que a alta umidade colabora para a reprodução e crescimento das moscas, cujas larvas se desenvolvem no bolo fecal dos animais. Uma das formas de combate é a utilização de controle-biológico, como a utilização dos besouros conhecidos como rola-bosta.