Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Sidrolandia

Estado realiza pré-matrícula para 15 cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec

Serão disponibilizadas 1.380 vagas para alunos em idade própria, regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais

Notícias MS

16 de Março de 2014 - 23:20

A Secretaria Estadual de Educação publicou na quarta-feira (12), no Diário Oficial do Estado (DOE), edital para o processo de preenchimento das vagas aos cursos de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a serem operacionalizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Serão disponibilizadas 1.380 vagas para alunos em idade própria, regularmente matriculados no ensino médio das escolas públicas estaduais, nos seguintes cursos: logística, farmácia, floresta, edificações, eletroeletrônica, mecânica, meio ambiente, segurança do trabalho, vestuário, automação industrial, açúcar e álcool, manutenção automotiva, química, eletrotécnica e celulose e papel.

As inscrições para a pré-matrícula (primeira chamada) estão abertas e ocorrerão exclusivamente na secretaria da unidade escolar em que o estudante se encontra matriculado, por meio do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do governo federal (Sistec). No ato da inscrição, o aluno deve apresentar o seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), mesmo sendo menor de 18 anos.

Início das aulas

Conforme o edital, finalizada a pré-matrícula, o Sistec emitirá uma carta de encaminhamento do aluno para a confirmação da matrícula, que requer a apresentação de documentos pessoais à unidade ofertante do curso. As vagas remanescentes, não preenchidas durante a pré-matrícula e matrícula, serão novamente disponibilizadas, com inscrição obrigatória pela internet, via endereço eletrônico http://pronatec.mec.gov.br .

Os cursos serão ministrados nas unidades operacionais do Senac e Senai de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Deodápolis, Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia, Sonora e Três Lagoas. Os oferecidos pelo Senac (logística, farmácia e floresta) terão início entre os dias 14 de maio e 21 de julho, em Campo Grande, Naviraí e Três Lagoas; nos demais, ofertados pelo Senai, as aulas se iniciam no dia 7 de abril.