Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Estado tem 52,4 mil pessoas diretamente prejudicadas pela chuva

Nas duas pontes que dão acesso à cidade só passavam automóveis altos, como caminhonetes e caminhões

Campo Grande News

09 de Março de 2011 - 08:00

Dados da Defesa Civil apontam que há em Mato Grosso do Sul pelo menos 52.456 pessoas prejudicadas diretamente pela chuva da última semana. A situação mais crítica é em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grande, que está sem abastecimento de água potável.

A população afetada pela chuva mora em municípios cortados por rios cujo nível de água subiu tanto que inundou vias e residências ribeirinhas. Em alguns houve destruição de pontes e desmoronamento de casas.

Em Aquidauana, por exemplo, o nível normal do rio de mesmo nome é 3,50 metros, mas chegou a 10,40 metros, o maior aumento de volume de água entre os municípios mais prejudicados. Na sexta-feira (4), o município ficou praticamente isolado.

Nas duas pontes que dão acesso à cidade só passavam automóveis altos, como caminhonetes e caminhões. O Exército montou uma passarela para passagem de pedestres.

Conforme números da Defesa Civil, do total de 226 famílias em abrigos no Estado, 60 são de Aquidauana. Oitenta e oito famílias do município estão em casas de parentes e/ou de amigos e 573 foram diretamente afetadas.

A administração municipal já decretou estado de emergência, assim como as de Anastácio, Coxim e Paranaíba.

A prefeitura de Dois Irmãos do Buriti ainda estuda a situação. No município, a ponte de madeira sobre o rio Aquidauana, em Piraputanga, foi levada pela enxurrada, assim como a ponte sobre o rio Jatobá, na região de Rochedo.

Paranaíba- No município que faz divisa com Minas Gerais e Goiás 43 mil pessoas estão diretamente prejudicadas, segundo dados da Defesa Civil. Toda a população está sem abastecimento de água potável porque as chuvas danificaram e inundaram a estação de tratamento.

Conforme informações do decreto de emergência assinado pelo prefeito José Garcia de Freitas, o excesso de chuva danificou pontes nas áreas urbana e rural, inundou diversas ruas, causou rachaduras em diversas casas e provocou desmoronamento de duas e ainda suspendeu temporariamente o transporte escolar na zona rural.

Houve transbordamento dos rios iSantana, Barreiro, Córrego Fazendinha e Córrego Cachoeira. Vinte famílias estão desabrigadas.

Coxim- A situação é também bastante crítica em Coxim, onde o rio Taquari subiu de 3,20 metros para 5,60 metros. Setenta famílias estão desabrigadas e 300 desalojadas. De acordo com a Defesa Civil, 7 mil pessoas foram afetadas pela enchente.