Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Estoque de plaquetas fica zerado após Natal e Hemosul vive situação de emergência

De acordo com o Hemosul o fluxo de doadores é pequeno, o que pode agravar ainda mais a falta de plaquetas.

Redação

27 de Dezembro de 2012 - 08:00

Após o Natal o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) vive situação de emergência com a falta de sangue. Dos oito tipos sanguíneos, cinco estão com os estoques de plaquetas inteiramente zerados e os outros tipos apresentam quantidades para serem utilizadas até esta quinta-feira (27).

De acordo com o Hemosul o fluxo de doadores é pequeno, o que pode agravar ainda mais a falta de plaquetas. A assessoria do Centro informou que devido ao estoque baixo, somente os casos de emergência estão sendo atendidos. Os doadores fidelizados que fazem parte do  cadastro estão sendo convocados, mas não há quantidade suficiente para atendimento da demanda, frente a gravidade da situação.

O Hemosul está convocando a população para doar sangue e os interessados devem comparecer ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul na Avenida Fernando Correa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 7 às 17h30. Neste sábado (29) e segunda-feira (31) o Hemosul vai funcionar em caráter especial das 7h ao meio dia.

Para doar sangue é necessário estar munido de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 de anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas doze horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Na Capital as doações podem ser feitas no Hemosul, na Santa Casa, no Hospital Universitário e no Hospital Regional. No interior as unidades de coleta são Dourados, Ponta Porã, Corumbá, Três Lagoas e Paranaíba. Os horários de funcionamento de cada unidade podem ser vistos no site do Hemosul (www.hemosul.ms.gov.br).

É importante salientar que devido às festas o consumo do álcool é muito grande. Quem bebeu pouco tem que esperar 12 horas para doar sangue. Quem bebeu mais terá que esperar 48h.