Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 13 de Outubro de 2024

Sidrolandia

Eventos do setor sucroenergético que acontecem em GO e MS são lançados hoje

A produção de açúcar será elevada em 5,72%, com expectativa de atingir 1,67 milhões de toneladas

Assessoria

17 de Julho de 2012 - 16:30

Durante a cerimônia de lançamento do 1º CanaCentro (Congresso do Setor Sucroenergético do Brasil Central) e do 6º Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul) nesta terça-feira (17/07) na sede da Famasul, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou o apoio que o Sistema Indústria do Estado, por meio Sesi e Senai, tem prestado em prol do desenvolvimento do setor sucroenergético no Estado.

“Hoje, o Senai ocupa um lugar de destaque no que diz respeito ao crescimento do setor em Mato Grosso do Sul graças aos investimentos que temos feito, tais como a implantação neste ano de uma agência em Ivinhema para atender as demandas da indústria sucroenergética do Grupo Adecoagro”, destacou.

Ele completa ainda que o Senai também conta outras unidades em Dourados, Deodápolis, Nova Alvorada do Sul e Sonora voltadas para atender as indústrias do setor sucroenergético implantadas no Estado ou em processo de implantação. “Também dispomos do laboratório didático de microdestilaria de etanol montado no CetecSenai Dourados e estamos em processo de implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Automação, Energia, Alimentos e Bebidas, em Dourados, e do Instituto Senai de Inovação de Biomassa, em Três Lagoas”, informou.

Sérgio Longen propôs ainda a criação de um fórum de debate para discutir o fim dos entraves burocráticos existentes nos tramites do setor sucroenergético no Estado. “Está cada vez mais difícil produzir devido à burocracia. Precisamos de uma legislação transparente para que possamos crescer mais.

O lançamento desse dois eventos mostra que o setor e as entidades parceiras estão unidos em prol de uma causa deve está ganhando a atenção de todos”, disse, referindo-se ao Canacentro, que será realizado em Goiânia (GO) dias 15 e 15 de agosto, e ao Canasul, programado para ser promovido de 22 a 24 de outubro em Dourados (MS).

O presidente da Famasul, Eduardo Riedel, destacou o papel da Fiems no setor industrial sulcroenergético. “É de extrema importância contarmos com o apoio e de entidades como a Fiems, que ocupam lugar de destaque nesse cenário devido à sua excelente atuação para o crescimento do setor”, garantiu. Quanto ao evento, ele ressaltou que o congresso ganha forças ano a ano e as perspectivas também aumentam.

“A produção de etanol, que detém 63% do mix de produção, deverá crescer 26%, chegando a dois bilhões de litros. A produção de açúcar será elevada em 5,72%, com expectativa de atingir 1,67 milhões de toneladas. Além do açúcar e álcool, a bioeletricidade se consolida como terceiro produto oferecido pelas usinas”, frisou.

Já o presidente da Biosul, Roberto Hollanda, informou que o setor possui o melhor salário médio da agricultura e da indústria. “Os dois congressos vão ao encontro dos nossos anseios na medida em que contribuirão para destacar os números de crescimento do setor. Além disso, eles também servirão para demonstrar que necessitamos cada vez mais de atenção por parte do Governo para que possamos continuar contribuindo com o desenvolvimento do Brasil”, assegurou.

O prefeito de Dourados, Murilo Zauith, considera a expansão do setor sucroenergético da região com a responsável pelo evento ser realizado pela 2ª vez consecutiva no município. “Também pela 2ª vez vamos promover a Agrometal (Feira do Agronegócio e do Setor Metalmecânico do Estado), paralelamente ao Canasul, com a finalidade de agregar empresas do agronegócio, sobretudo aquelas voltadas ao setor”, salientou.