Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Excelência na gestão de empresa rural é tema de palestra no 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha

O evento reúne desde terça-feira (12), no Hotel Zagaia, em Bonito, técnicos, pesquisadores e produtores interessados em aprimorar o método

Imprensa Famasul

14 de Agosto de 2014 - 08:26

A experiência de tornar uma propriedade rural, de perfil familiar, em uma empresa moderna, com foco na excelência de gestão. Este é o enfoque da palestra ‘Profissionalização da gestão da empresa rural’, que será ministrada pelo presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel, nesta quinta-feira (14), último dia do 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha. 

O evento reúne desde terça-feira (12), no Hotel Zagaia, em Bonito, técnicos, pesquisadores e produtores interessados em aprimorar o método de aproveitar a palha de uma cultura para enriquecer o solo no cultivo da próxima. A palestra de Riedel faz parte do painel Gestão da Propriedade Rural e será baseada no case da empresa familiar Sapé Agropastoril, localizada em Maracaju. 

Na palestra, Riedel, que é diretor presidente da empresa, vai abordar as vantagens e desvantagens de uma empresa familiar rural e contar a história da Sapé, gerida hoje por um conselho de acionistas.

À frente da propriedade desde 1994, o presidente da Famasul instituiu planejamento estratégico com enfoque na gestão de pessoas, avaliação de desempenho organizacional e participação nos resultados. Em 2009, a empresa rural passou a adotar o Modelo de Excelência de Gestão, baseado nos critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). 

Tendo como atividades a pecuária de corte com seleção de animais da raça Brangus e a produção de grãos e de cana-de-açúcar, a Sapé teve origem na década de 1930, com a criação de gado. Viveu a transformação do setor agrícola na década de 70, com a introdução da agricultura e, mais recentemente, investindo no melhoramento genético utilizando ferramentas de seleção para o melhoramento do rebanho.

Sobre o encontro – O 14º Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha ocorre a cada dois anos, sempre em uma região produtora em destaque no Brasil. A programação conta com painéis cujos temas são voltados à técnica do plantio e seus benefícios, bem como palestras e debates sobre fitossanidade, manejo adequado do solo, entre outros assuntos. O plantio direto na cana-de-açúcar também será discutido, tendo em vista a crescente produção sucroenergética no Estado.

O evento realizado no Centro de Convenções de Bonito (MS), é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), em parceria com a Fundação MS, Sistema Famasul e Embrapa Agropecuária Oeste, e conta com apoio do Sistema OCB-MS, Aprosoja MS, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Unigran, Grupo Plantio na Palha (GPP) e outras instituições. Para mais informações sobre a programação, acesse: www.febrapdp.org.br.