Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Exclusivo: Ademir Osiro poderá se tornar deputado federal

Marcos Tomé/Região News

10 de Fevereiro de 2011 - 07:30

Exclusivo: Ademir Osiro poderá se tornar deputado federal
Exclusivo: Ademir Osiro poder - Foto: Marcos Tom

Após trancamento do processo que envolveu seu nome na operação “Uragano” desencadeada pela Polícia Federal na cidade de Dourados, Ademir Osiro (DEM) poderá se tornar o primeiro deputado federal sidrolandense. Apesar de a afirmação causar estranheza, a possibilidade existe e é facilmente compreendida.

Entenda o caso

Na última sexta-feira (4) a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia garantiu a vaga de dois suplentes de deputado para assumirem os mandatos de titulares licenciados na Câmara. A decisão ocorreu após análise de dois mandados de segurança apresentados por suplentes no mês passado. Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) pediram que a corte garantisse a entrada deles na Câmara no lugar dos titulares que assumiram cargos no Executivo.

Cármen Lúcia repetiu nas decisões o entendimento do Supremo que o mandato pertence ao partido, e não à coligação, como era o entendimento até então. Isso ocorreu em dezembro do ano passado, após a corte analisar pedido do PMDB para herdar o cargo deixado por Natan Donadon (PMDB-MG).

O peemedebista renunciou ao mandato na tentativa de evitar condenação no STF. Depois, no fim de janeiro, outra decisão no mesmo sentido, desta vez do presidente Cezar Peluso.

Com a interpretação do Supremo Tribunal Federal de que a vaga é do partido e não da coligação, existe a possibilidade de Ademir Osiro assumir a vaga se eventualmente o deputado federal, Luiz Henrique Mandeta que é de seu partido, vier a ocupar cargo na administração de Nelsinho Trad em Campo Grande./>

Há rumores de que Mandeta teria pretensões políticas na capital visando às eleições municipais de 2012, fator de grande aproximação do federal com as ações de Nelsinho Trad. Se o fato se consolidar, Mandeta deixará a vaga para Ademir Osiro enquanto ocupa cargo ao lado de Nelsinho.

Ademir é o primeiro suplente de federal do partido, razão pela qual Sidrolândia torce para que os fatos se encaminhem de acordo com as previsões positivas em busca de representatividade política no cenário nacional.