Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Julho de 2024

Sidrolandia

Explorador cruza o Pacífico em barco feito com 12.500 garrafas pet

Barco Plastiki chega à Austrália, depois de jornada de 4 meses e 15 mil quilômetros saindo da Califórnia

Galileu

19 de Julho de 2010 - 07:58

A equipe britânica liderada pelo ambientalista David de Rothschild sobreviveu à travessia através do Oceano Pacífico em um barco feito de garrafas PET. O catamarã, quase inteiro construído com resíduos, passou por tempestades e ondas gigantes para completar a viagem de aproximadamente 15 mil quilômetros, entre a Califórnia e a Austrália. Após quatro meses de ter saído da Califórnia, ele finalmente entrou, neste domingo, em águas australianas, de acordo com informações do Daily Mal.

O barco, chamado de "Plastiki", é mantido boiando graças a 12.500 garrafas de refrigerante recicladas que formam o casco da embarcação. Rothschild recrutou uma equipe de engenheiros e arquitetos navais para ajudar a construir o barco, o mais verde possível. Até a cola usada para unir as garrafas é feita de um material diferenciado: castanhas de caju e açúcar.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,42796641,00.jpg

Painéis solares, uma turbina de vento e geradores de energia ligados a bicicletas forneceram a eletricidade para os seis membros da tripulação. Há ainda uma estufa em miniatura no convés para cultivar alimentos.

De Rothschild surgiu com a idéia de Plastiki há 4 anos, depois de ler um relatório da ONU sobre o flagelo da poluição marinha global. Queria destacar o "uso mudo de plástico 'em embalagens de alimentos e bebidas, bem como o problema dos sacos de lixo e garrafas descartadas nos oceanos.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,42796622,00.jpg

No caminho, o "Plastiki" navegou no meio de um enorme tapete flutuante de lixo conhecido como o Great Pacific Garbage Patch. Ele contém cerca de 100 milhões de toneladas de plástico cobrindo uma área duas vezes o tamanho da França.

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Galileu2/foto/0,,42796642,00.jpg