Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Fábrica de farinha de mandioca será instalada em Ivinhema

O Município de Ivinhema se destaca na agricultura familiar e a cada mês surgi uma novidade neste setor

Assessoria

28 de Março de 2011 - 15:10

Fábrica de farinha de mandioca será instalada em Ivinhema
F - Foto: Assessoria

Uma farinheira de mandioca está prestes a ser instalada na Gleba Piravevê, município de Ivinhema. Segundo informações de um dos proprietários, Aparecido de Jesus Fiordelice, a nova fábrica terá capacidade de produzir 200 toneladas por mês de farinha do tipo beiju. “Estamos confiantes com esse novo projeto. Compramos equipamentos modernos e não resta dúvida da qualidade da mandioca cultivada em nossa região”, disse ele.

A farinheira deve começar suas atividades dentro de 60 dias. Seus proprietários disseram que já tem compradores interessados no produto pronto, que será entregue a granel. “Esse tipo de produto pode ser consumido em refeições no dia-a-dia e geralmente é utilizado para fazer farofa, daquelas usadas em churrasco”, disse Aparecido.

O Município de Ivinhema se destaca na agricultura familiar e a cada mês surgi uma novidade neste setor. Uma das culturas tradicionais é a mandioca. Dados da Agraer apontam que em 2010 foram colhidas aproximadamente 64.000 toneladas em uma área de 2.660 hectares.

O prefeito do Município, Renato Câmara, acompanha de perto as ações realizadas pelos agricultores locais. Para ele todo o apoio à diversificação agrícola do município, como forma de desenvolver a cidade com a necessária visão da sustentabilidade é de suma importância. “A cultura da mandioca tem uma história muito forte em Ivinhema e tenho orgulho dos produtores desta cidade, porque contribuem significativamente com a economia e o desenvolvimento do município”, ressaltou.

Diversificação agrícola – Uma outra cultura tem se destacado em Ivinhema: o urucum. E para dar sequência às ações que têm por objetivo fortelecer à Agricultura Familiar de Ivinhema, a Prefeitura de Ivinhema, Agraer, Ampagov – Associação de Moradores Agropecuaristas da Gleba Ouro Verde e a Cooperavi – Cooperativa Agropecuária do Vale do Ivinhema - vão realizar o Segundo Encontro da Cultura do Urucum. O evento acontece na próxima sexta-feira, 1º de abril, a partir das 8horas, no salão de festas da Gleba Ouro Verde.

De acordo com a organização do evento, o seminário será voltado para os produtores que estão na atividade e também para aqueles que pretendem conhecer mais sobre essa cultura. Entres as atividades, será feita uma palestra com um especialista sobre urucum do Estado de São Paulo.

O encontro terá ainda participação de alunos do Colégio Agrícola e da Uems local, além de produtores de municípios vizinhos.