Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Famasul e CRC/MS realizam painel tira-dúvidas sobre ITR nesta quinta-feira

Para o presidente do CRC-MS, Carlos Rubens de Oliveira, o evento supre a necessidade de atualizar os profissionais para o preenchimento da declaração do ITR

Famasul

28 de Agosto de 2013 - 14:48

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso do Sul (Sistema Famasul) e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MS) realizam nesta quinta-feira (29), às 13h30, um painel com objetivo de sanar dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural (ITR).  O evento é aberto ao público em geral e a inscrição é a doação de um brinquedo novo, que deve ser feita no CRC/MS. Mais informações (67) 3326-0750 - Ramal: 212 ou [email protected].

De acordo com a consultora jurídica do Sistema Famasul, Ana Cecília de Freitas, a apresentação da DITR ainda gera dúvidas aos produtores rurais, contadores e também prefeitos dos municípios que aderiram ao convênio com a União, por intermédio da Secretaria da Receita Federal, sobre a avaliação do valor da terra nua das propriedades rurais. "A lei que dispõe sobre o ITR não foi alterada, mas ainda existem alguns equívocos, dentre eles, o valor da terra nua", afirma Ana.

Para o presidente do CRC-MS, Carlos Rubens de Oliveira, o evento supre a necessidade de atualizar os profissionais para o preenchimento da declaração do ITR. “Muitos contadores têm clientes que são produtores rurais e precisam fazer essa declaração”, justificou Oliveira.

O prazo final para o ITR é 30 de setembro. Para fazer a declaração o interessado deve acessar o site da receita federal e utilizar o Programa Gerador e logo em seguida o Programa Receita Net, através do link: http://www.receita.fazenda.gov.br. Segundo informações da Receita Federal, está obrigado a apresentar a declaração o contribuinte pessoa física ou jurídica com imóvel rural e que seja, na data da efetiva apresentação, proprietário, titular do domínio útil ou possuidor a qualquer título, mesmo o imune ou o isento, que tenha alterações nas informações cadastrais em relação ao imóvel rural.

O painel conta com o apoio da Delegacia da Receita Federal do Brasil de Campo grande (RFB), da Associação dos Municípios de MS (Assomasul) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Periciais, Informações e Pesquisas (Sescon/MS). Os painelistas são o auditor fiscal da Receita Federal,  Gabor André Kárász, o advogado tributarista e assessor jurídico da Famasul, Carlo Daniel Coldibelli Francisco e o  administrador Ari Sandim Primo, que atualmente assessora a Assomasul.