Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Famasul ressalta necessidade da representação política do agronegócio durante Expo Sidrolândia

A 16ª Expo Sidrolândia vai até o dia 7 de setembro e contará com a realização de palestras voltadas à agricultura e ao setor avícola, torneio leiteiro, almoço beneficente.

Famasul

03 de Setembro de 2014 - 13:00

A necessidade da representação política do agronegócio, da união dos produtores e do voto consciente foi abordada nos discursos dos representantes do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e pelo presidente da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja, Mauricio Saito, durante a abertura da 16ª Expo Sidrolândia, realizada nesta última terça-feira (2), no Parque de Exposições Waldomiro João Comparin.

O vice-presidente da Federação, Nilton Pickler, lembrou que Sidrolândia apresenta alto potencial produtivo, mas ainda sofre com os conflitos fundiários, envolvendo produtores rurais e indígenas na região.

"O município é o quarto maior produtor de grãos de Mato Grosso do Sul e possui grande potencial da agroindústria. Mas também sofre com problemas fundiários que a Famasul, junto com os sindicatos rurais, tem trabalhado para resolver, pedindo atuação do Governo Federal", afirmou Pickler, lembrando-se das invasões ocorridas em Sidrolândia em junho do ano passado, que apesar da grande repercussão nacional e internacional ainda não teve desfecho definitivo.

O diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini, enfatizou o desenvolvimento do agronegócio em seu discurso. "É perceptível a evolução do agronegócio nos últimos anos. Passamos de importadores para  importantes exportadores de alimentos. Mas sofremos com problemas que vão dos fundiários aos logísticos. É por isso que precisamos de representatividade política", ressaltou Fachini.

O desenvolvimento do agronegócio também foi abordado pelo presidente da Aprosoja/MS, Mauricio Saito, na abertura da Exposição. "O Brasil é o único país do mundo com capacidade de aumento de área para atender a crescente demanda mundial de alimentos nos próximos anos", afirmou o dirigente. Sobre o atual momento eleitoral, Saito pediu consciência nos votos dos produtores rurais. "Precisamos de políticos comprometidos com o agronegócio e para isso o produtor tem que refletir bem na hora de votar. Todos os desafios do setor convergem para o fator político".

Para o presidente do Sindicato Rural, Rogério Menezes, a exposição reflete o potencial produtivo e o desempenho do produtor do município. "A população de Sidrolândia cresceu 3,6% no último ano, a passos largos, tendo como principal fator de crescimento o agronegócio. Mérito dos produtores rurais. Já treinamos mais de 700 assentados, realizando pelo menos dois cursos do Senar/MS - Serviço de Aprendizagem Rural, comprovando que nossa preocupação é com o pequeno, médio e grande produtor".

A 16ª Expo Sidrolândia vai até o dia 7 de setembro e contará com a realização de palestras voltadas à agricultura e ao setor avícola, torneio leiteiro, almoço beneficente, julgamentos de gado, leilão, exposição de máquinas e equipamentos, shows e parque de diversões.

Sobre o evento - Com palestras voltadas à agricultura e ao setor avícola, torneio leiteiro e almoço beneficente, iniciou nesta terça-feira (2) a 16ª Expo Sidrolândia - Exposição Agropecuária de Sidrolândia. O Sindicato Rural do município aguarda a presença de mais de 30 mil pessoas no Parque de Exposições Waldomiro João Comparin.

Para incentivar a produção da pecuária leiteira na região, uma das atrações do evento é o Torneio Leiteiro, a partir desta quarta-feira (3). “Sidrolândia tem em seu território 1,5% de todos os assentamentos do Brasil e o torneio incentiva o desenvolvimento desse segmento, que pratica fortemente a atividade aqui no município”, ressalta o presidente do Sindicato Rural de Sidrolândia, Rogério Menezes.

Além da grande presença de assentamentos, Sidrolândia é o 4º maior produtor de grãos do Estado, com 1,02 milhão de toneladas colhidas na safra 2013/2014, segundo dados do Departamento de Economia da Famasul. Agricultores poderão participar da palestra técnica sobre manejo das doenças na cultura da soja, prevista para a quarta-feira (3), às 8h. No mesmo dia às 17h, acontece a palestra sobre ambiência de frangos de corte. Segundo o Sindicato Rural, Sidrolândia está entre os municípios com maior abate de aves em Mato Grosso do Sul.

No domingo (7), o Sindicato Rural realiza pela manhã nas ruas de Sidrolândia uma cavalgada e às 11h30 um almoço beneficente para arrecadar fundos para a Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. O evento conta ainda com o concurso de Rainha, Princesa e Princesinha de Sidrolândia, que deve reunir cerca de 4 mil pessoas nesta terça-feira(2). “Essa é uma das atrações mais aguardadas da feira. No ano passado, a Miss Mato Grosso do Sul eleita participou do concurso”, relata Menezes.

A feira contará ainda com julgamentos de gado, leilão, exposição de máquinas e equipamentos e parque de diversões. A Expo Sidrolândia terá shows regionais gratuitos um show nacional com a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, na sexta-feira (5), único dia em que será cobrada a entrada no evento.