Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Famílias de baixa renda ganham mais conforto neste inverno

Neste período de inverno, o chuveiro distribuído pelo Programa de Eficiência Energética, além de proporcionar mais conforto vai permitir um banho mais econômico.

Midiamax

25 de Julho de 2013 - 13:30

O benefício vem pela inclusão do chuveiro elétrico entre os itens que são substituídos nas residências contempladas pelo Programa de Eficiência Energética da Enersul, que, há 13 anos, promove a troca desde uma simples lâmpada incandescente por fluorescentes compacta que chegam a gastar 4 vezes menos energia, até geladeiras antigas por refrigeradores modernos.

Esta ação visa a retirada de equipamentos que, para funcionar, necessitam de alto consumo de energia elétrica e, com isso, acabam gerando custos desnecessários para essa classe de clientes com baixo poder aquisitivo e, ao mesmo tempo, um impacto maior na produção de energia.

O equipamento está chegando em boa hora. Neste período de inverno, o chuveiro distribuído pelo Programa de Eficiência Energética, além de proporcionar mais conforto vai permitir um banho mais econômico.

O modelo que vem sendo entregue às famílias de baixa renda tem potência de 3.200 W. Os disponíveis para compra no mercado são de 5.200 W e gastam, em média 37% mais de energia.

Até agora a Eficiência Energética já contemplou 33.414 famílias, um número que cada vez fica maior. A razão do crescimento é a expansão continuada do programa na área de concessão da Enersul que atende 74 dos 79 municípios do Estado. Esta semana, as cidades de Laguna Carapã e Figueirão foram incluídas entre as contempladas para receber a substituição desses itens essenciais no conforto doméstico.

MAIS BENEFÍCIO

Ao lado da Eficiência Energética a Enersul também promove, junto às famílias de baixa renda, o programa da Tarifa Social. É um benefício que permite essa classe consumir energia elétrica por um preço mais barato.

Para obter a tarifa reduzida, o consumidor precisa procurar a Secretaria de Ação do município onde mora. Lá ele fará um cadastro para receber o número de inscrição social, o chamado NIS. O passo seguinte é o cliente levar este número junto com documentos pessoais e uma fatura de energia de sua residência até uma loja de atendimento comercial da Enersul.

A partir do próximo mês de consumo ele receberá a nova fatura com descontos que variam de 10 a até 65% nos valores da conta de energia. A variação de desconto está ligada ao volume de energia consumida. Quanto menor o consumo, maior será o desconto. Essa é também uma maneira de estimular o cliente a evitar o desperdício, ou seja, consumir apenas o necessário fazendo assim o uso sustentável da energia. Essa conduta é imprescindível para contribuir com a melhoria das condições de vida hoje e futura no planeta.

Mais informações sobre a tarifa social podem ser obtidas por meio do serviço teleatendimento da Enersul. O número é 0800 7227272 e a ligação gratuita, inclusive para telefone celular.