Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Julho de 2024

Sidrolandia

FCMS incentiva integração da cultura e ação social com a Exposição “Resgatando Talentos

Midia Max

19 de Setembro de 2012 - 16:12

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugurou ontem (18) a Exposição Temporária em Cerâmica “Resgatando Talentos”, que traz uma mostra do trabalho realizado por crianças do ensino fundamental do Centro de Ensino Maria Edwiges Borges (CEMEB), na Casa do Artesão de Campo Grande. A iniciativa visa estimular a integração de iniciativas culturais com ações sociais que são encabeçadas pelo voluntariado estadual.

“O governo de Mato Grosso do Sul está sempre pronto para incentivar iniciativas como a do CEMEB, que não só promove iniciativas culturais com seus alunos, mas que possui uma estrutura pedagógica coordenada por profissionais da arte-educação. Assim a promoção cultural mostra um direcionamento claro e eficiente feito por pessoas capacitadas e que contribuem verdadeiramente com o desenvolvimento da cultura de MS”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

A coordenadora do núcleo de cerâmica da CEMEB, Fabiana Adrelina de Souza, agradeceu a parceria da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul para que este trabalho social possa ser reconhecido pela sociedade sul-mato-grossense. “Esta primeira exposição é de importância fundamental para nossas crianças, pois eleva a auto-estima do grupo disseminando entre os alunos o valor da manifestação cultural de forma concreta”, comemora.

Para a presidente da Associação de Artesãos Proart – MS, Indiana Marques, a iniciativa de disseminar o fazer artesanal entre as crianças contribui decisivamente para a continuidade do trabalho que os artesãos do estado vêm fazendo há muito anos para a consolidação dessa área em Mato Grosso do Sul. “Ficamos muito felizes em saber que as crianças têm despertado seu interesse pela cerâmica. Estão se formando os futuros artesãos que continuarão disseminando a arte artesanal que amamos tanto”, afirmou.

A Oficina de Artes em Cerâmica da CEMEB promove atividades práticas com as técnicas tradicionais da modelagem da argila até o processo final de secagem e queima. Voltado para a promoção da educação a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade do Bairro Nova Lima, na Capital, o CEMEB também realiza oficinas de música (coral, flauta e violão), informática, dança e esportes (futsal e voleibol). A instituição iniciou com a pré-escola, em 1983, priorizando o atendimento de egressos do Hospital São Julião, especializado no tratamento da hanseníase. Atualmente atende diariamente 250 crianças e adolescentes nos períodos matutino e vespertino provenientes das escolas públicas da comunidade.