Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Festa do “Pé de Soja Solteiro” será de 22 a 25 em Laguna Carapã

Diário MS

09 de Abril de 2010 - 14:15

Laguna Carapã já organiza a 13ª edição do “Concurso do Pé de Soja Solteiro”, prevista para os dias 22, 23, 24, e 25 de abril, dentro das festividades de aniversário do município, comemorado no dia 22. A exemplo dos outros anos, o evento será realizado na sede do Clube de Laço “Aimoré de Oliveira Lima”, juntamente com a Feira de Produtos e Serviços e o Concurso Balde de Ouro.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Creovaldo Dosso, a intenção do prefeito Oscar Luiz Brandão é manter a tradição deste concurso que já atinge o “além fronteiras”, considerando a participação de produtores também de outros estados e países. Registrado como “patente” nacional, o evento tem referência nacional, atualmente, imitado por outros estados produtores de soja.

Nesta edição, adianta o secretário, Laguna Carapã também vai premiar os destaques do “Ranking Produtividade”, um projeto implantado no ano passado, visando incentivar a melhor produção de soja no município. “Com este projeto, incentivamos o produtor rural a investir em tecnologia e melhorar sua produção na lavoura”, explica Dosso, “nossa equipe de avaliação já está vistoriando lavouras e apurando resultados”.

RANKBRASIL

O Concurso do Pé de Soja Solteiro foi criado, em gestão anterior, em abril de 1998. Como objetivo principal, divulgar o potencial sócio-econômico do município, lançando na mídia, primeiramente estadual, a recém criada Laguna Carapã. A cada ano o concurso passou a ganhar novos adeptos e, conseqüentemente, pés de soja maiores e com maior número de vagens. Os organizadores lembram que, no início, os participantes colhiam um pé de soja nas próprias lavouras e concorriam ao prêmio, Posteriormente, os pés concorrentes passaram a ser plantados e cuidados em separado, como forma de alcançar a maior produção possível da cultivar, hoje a mais plantada no Estado.

Desde a criação do concurso, o grande destaque foi a família Merti, em especial ao patriarca Nelson Merti que, no ano de 2002, durante a 5ª edição do concurso, venceu com um pé de soja contendo 3.402 vagens. Este pé de soja rendeu à família e, especialmente, ao município de Laguna Carapã, o registro no Livro dos Recordes RankBrasil, como o maior já produzido no Brasil.

Posteriormente, vencido pela produtora rural Isolde Catarina Bohn e família, que detêm o título, até hoje, em Laguna, com um pé de soja de 10.093 vagens, ganho em 2006. No ano passado, na cidade de Santa Carmem (MT), que copiou o nome do concurso de Laguna Carapã, o vencedor apresentou um pé de soja solteiro com 10.800 vagens, ganhando espaço no livro do RankBrasil.

Para o prefeito Brandão, a dedicação dos produtores locais e, acima de tudo, o amor próprio pela cidade e ao concurso criado no município, “com certeza, este ano, vamos quebrar mais um tabu e ‘ ‘derrubar’ este recorde nacional, devolvendo a Laguna Carapã o troféu que ela merece”.

ORGANIZAÇÃO

A Comissão Organizadora adianta também que, as inscrições continuam abertas a todas as empresas interessadas em expor seus produtos. Os contatos devem acontecer pelos telefones (67) 3438-1192 e (67) 3438-1245, para obter outras informações. “Já estamos recebendo manifestações de empresários da região, principalmente aqueles que já se tornaram tradicionais do evento”, observa Creovaldo, acrescentando que, “os novos também serão bem vindos, basta contatar conosco”.

Já o prefeito Luiz Brandão chama a atenção para as festividades alusivas ao aniversário do município, destacando os Jogos Comunitários, em andamento no ginásio municipal. “Este é outro grande evento, que mobiliza toda a classe desportista do município, realizado durante vários dias e em inúmeras etapas”, conclui.

PROGRAMAÇÃO

A programação da cidade prevê Jogos Municipais, de 26 de março a 18 de abril, com premiação; no dia 21 de abril, resultado e premiação do ranking de produtividade; concurso do Balde de Ouro, nos dias 22, 23, 24 e 25 de abril.
Dia 22 de abril: abertura da Festa do Pé de Soja Solteiro, com show da cantora Márcia Mara; dia 23 de abril: show com Osvaldir e Carlos Magrão; dia 24 de abril: show com Jads e Jadson; dia 25 de abril: Concurso do Pé de Soja Solteiro e premiação; show com Alex & Ivan e Banda Roda de Tereré.