Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Florestal inicia a meia-noite fiscalização da Piracema nos rios de MS

A Polícia Militar Ambiental mantém a operação pré-piracema até amanhã, 05 de novembro, com objetivo de evitar a pesca predatória.

Flávio Paes/Região News

04 de Novembro de 2015 - 10:39

A partir da meia-noite desta quarta-feira (4), em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul, começa o período de defeso para a proteção da Piracema, o período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias do Estado (Paraná e Paraguai). Este período se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2016, em todos os locais.  A Polícia Militar Ambiental vai mobilizar todo o seu efetivo de 338 homens nas ações de fiscalização.

A Polícia Militar Ambiental mantém a operação pré-piracema até amanhã, 05 de novembro, com objetivo de evitar a pesca predatória, e que as pessoas permaneçam nos rios depois de 00h00 do dia 5, quando haverá o fechamento. A partir daí, será alterada a estratégia de fiscalização mantida durante a operação pré-piracema, ocorrida durante todo o mês de outubro, com fiscalização intensificada desde setembro, já que não mais haverá pescadores nos rios, a não ser àqueles que poderão praticar algumas modalidades de pesca.

A estratégia de fiscalização será a que tem dado certo em todos os anos, de continuar monitorando os cardumes e cuidando deles principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, que são as cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

O esquema especial de fiscalização será mantido, como nos anos anteriores, contando com todo o efetivo da PMA, que é de 338 policiais, lotados em 25 Subunidades em 18 municípios. Com relação ao início da operação piracema, às 00h00, do dia 6, a PMA priorizará a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes. Esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois, quando os cardumes ali chegam, precisam que a água atinja uma vazão que lhes permita continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornado-se presas fáceis para pescadores inescrupulosos, que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha (redes e tarrafas).

Este esquema de fiscalização permite grande economia de recursos humanos e materiais, pois, em "piracema", os peixes estão em cardumes, por isso, não adianta se ter um gasto enorme com combustível e pessoal subindo e descendo rios e perder cardumes por não manter vigilância nesses pontos vulneráveis, que são as cachoeiras e corredeiras.

Com estes oito postos, significa que a PMA ganha mais oito subunidades operacionais, pois em cada ponto deste, ficam três policiais acampados e com barcos e motores para executarem a fiscalização nas imediações dos postos e monitorando os cardumes, permanecendo sempre um policial na cachoeira ou corredeira (Posto).

Locais e postos que serão montados

1. Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara.
2. Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) – Rochedo.
3. Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo.
4. Cachoeira do Serrano (Rio Aquidauana) – Aquidauana.
5. Cachoeira do Morcego – Rio Aquidauana – Aquidauana.
6. Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) – Coxim.
7. Barra do rio Aquidauana com o Miranda – Município de Miranda.
8. Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí.
9. Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – (Amambai).
10. Cachoeira do Rio Apa – Porto Murtinho