Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Julho de 2024

Sidrolandia

Fono alerta professores de Jateí sobre os Cuidados da Voz

O prefeito Arilson Targino (PSDB) enfatizou que o importante é manter a prevenção, seguindo as recomendações necessárias

Valéria Batista/Região News

27 de Agosto de 2010 - 10:38

Em reunião no município de Jateí através da Secretaria de Educação, os professores da Rede Municipal de Ensino foram alertados sobre os Cuidados da Voz.

Sendo esta uma forma de prevenção, o fonoaudiólogo Wendel Martins reuniu com estes professores chamados profissionais da voz, na qual fazem parte das estatísticas de indivíduos que tem como seu instrumento de trabalho a voz, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão. “Todo cuidado com a voz é essencial, sendo ela algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia” garante o fono.

O prefeito Arilson Targino (PSDB) enfatizou que o importante é manter a prevenção, seguindo as recomendações necessárias. “É bom que todos se conscientizem, mantendo a prevenção vocal, pois voz é um sinal de personalidade e estado emocional, na qual devemos tratá-la adequadamente”.

Ao término do encontro, como explica a Secretária de Educação Eleni Felipe, o fono Wendel deixou algumas dicas importantes, não apenas para os professores, mas sim a todos que desejam preservar e manter uma voz saudável. São elas: Não gritar, não falar por muito tempo; Não tomar água muito gelada; Evitar ingestão excessiva de café; Não use roupas e calçados muito apertados.  Beba bastante água, principalmente durante o trabalho vocal; Adquira o hábito de beber sucos de frutas cítricas; Mantenha a postura corporal correta ao falar e Cuide da saúde em geral.