Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Julho de 2024

Sidrolandia

Frio mata mais 500 reses em Mato Grosso do Sul

O frio matou pelo menos outras 500 cabeças de gado em Mato Grosso do Sul na madrugada deste sábado em vinte fazendas do município de Caarapó (foto), distante 269 km de Campo Grande

Redação de Notícias

18 de Julho de 2010 - 19:30

Embora a contagem de animais ainda não tenha sido totalizada, o prejuízo é estimado em pelo menos R$ 300 mil. Nos últimos dias a temperatura tem ficado em torno de 7 graus durante a madrugada na região, com sensação térmica de apenas um grau no campo. As reses mortas serão incineradas e fazendeiros estão tomando providências para tentar proteger os animais sobreviventes.

.

A Agência de Defesa Sanitária Animal (Iagro) orienta os produtores a enterrar o gado morto em uma vala na parte mais alta da propriedade e cobrir com pelo menos um metro longe de córrego e nascentes para evitar riscos de contaminação e danos ambientais. Foi o segundo caso de morte de reses por hipotermia no estado. Na madrugada anterior, 79 cabeças de zebuínos foram abatidas pelo frio no município de Antônio João.

Vale dizer que o originário do gado indiano gir, o zebu é ideal para o clima quente do Brasil e, com pelo baixo, não suporta baixas temperaturas como reses de raças européias.