Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Funasa de MS analisa projetos que solicitam água e esgoto para municípios

Os atendimentos vêm sendo feitos de acordo com uma agenda estabelecida com datas e horários para que cada proponente compareça à Funasa de MS.

Assessoria

19 de Julho de 2013 - 16:00

Com o objetivo de implantar ou levar melhorias sanitárias aos municípios de Mato Grosso do Sul, os projetos técnicos convocados por meio da Portaria nº 784 e que foram apresentados a Superintendência Estadual da Funasa de MS no último mês, estão em fase de análise na Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp) da Fundação neste mês de julho.

A Diesp está realizando entrevistas técnicas no período de 17.07 à 02.08, para analise das propostas pré selecionadas relativas a 2ª etapa do PAC 2. Os projetos analisados são de sistema de abastecimento de água e de sistema de esgotamento sanitário para 78 proponentes.

Para implantação e ou implementação de Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) são 62 pleitos, sendo que 54 foram elaborados pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e oito por Prefeituras, e 16 para ampliação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), 12 do Governo e quatro dos municípios,

Segundo o chefe da Diesp, Aristides Ortiz, “as análises serão lançadas no sistema Sigob (onde são cadastrados os pleitos) para que o grupo de planejamento (Gpac), compostos por técnicos da Funasa e do Ministério do Planejamento, analisem a parte técnica e financeira dos projetos. Após essa etapa os municípios com propostas selecionadas receberão a visita dos engenheiros da Diesp”.

O superintendente da Funasa de MS, Pedro Teruel, destaca o comprometimento da Instituição com as análises: “a equipe da engenharia está trabalhando com dedicação pelas análises desses projetos. Queremos orientar e auxiliar os municípios e Estado no que for do alcance da Funasa para que a população sul-mato-grossense receba esses benefícios em água e esgoto”.

Os atendimentos vêm sendo feitos de acordo com uma agenda estabelecida com datas e horários para que cada proponente compareça à Funasa de MS.