Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Funasa de MS promove palestras para servidores em comemoração ao Dia do Motorista

A assistente social do órgão, Denize Soares acredita que a lembrança de datas comemorativas ajuda a trabalhar a questão da saúde mental dos servidores.

Assessoria

25 de Julho de 2013 - 16:32

A Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funasa de MS) realizou hoje (22), no auditório da Superintendência um evento alusivo às comemorações do Dia Nacional do Homem (celebrado no último dia 15) e ao Dia do Motorista (25 de julho).

O evento contou com a presença do palestrante Paulo Pedraza da empresa Central Tacógrafos, que veio a convite do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), e falou sobre a importância e a necessidade do uso do tacógrafo pelas empresas de transporte em suas frotas. O palestrante chegou a relatar um caso onde um veículo roubado foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal pelo fato de o mesmo estar devidamente equipado com o aparelho.

Outro palestrante foi o Assessor Militar do Detran-MS, o Coronel da Polícia Militar Edmilson Lopes da Cunha, que falou sobre os efeitos, a necessidade de cumprimento e da conscientização da sociedade para a nova Lei Seca (Lei 12.760/2012). Além disso, foram expostas as estatísticas de acidentes com vítimas fatais e a influência das alterações do Código de Trânsito Brasileiro no número de acidentes (redução nos anos de 1998/2000, por ocasião da reformulação do CTB, e 2008/2009, pela criação da Lei Seca).

Para o Superintendente da FUNASA de MS, Pedro Teruel, o bom motorista também deve ser lembrado como parte integrante da saúde preventiva. “Se o motorista é consciente e dirige de maneira a evitar acidentes, com certeza colabora para a diminuição de gastos públicos no tratamento e recuperação de acidentados, e possibilita ao governo aplicar esses recursos em outras áreas da saúde”.

Servidores da Fundação estiveram presentes e os motoristas do órgão foram lembrados pelos colegas, que aproveitaram a ocasião para agradecê-los pela responsabilidade e respeito dedicados aos companheiros de trabalho durante o exercício de suas funções.

A assistente social do órgão, Denize Soares acredita que a lembrança de datas comemorativas ajuda a trabalhar a questão da saúde mental dos servidores. “Foi visível que alguns motoristas ficaram emocionados, sentiram-se tocados. Isso é valorização pessoal, profissional, tanto na visão do nosso gestor, Pedro Teruel, quanto na minha, como assistente social, que trabalho muito essa questão de saúde mental. Quando o servidor é reconhecido e valorizado, se sente estimulado e trabalha melhor”.

Para o motorista da Funasa de MS, Paulo César Reis, o evento ajuda a promover a integração com os colegas. “Eu achei as palestras bastante válidas. Acredito que seria interessante se tivéssemos também algumas atividades ou mesmo cursos sobre Movimentação de Cargas Perigosas ou Direção Defensiva, que tem mais relação com o nosso cotidiano, mas valeu a pena sim. Esse tipo de evento também é importante pelo contato com outros colegas, pois aqui somos todos iguais”, afirma.

Ao final foi servido um lanche, como gentileza da Cooperativa de Crédito Sicredi.