Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Sidrolandia

Fundação de Cultura leva projeto de preservação de bens a mais 2 cidades

A iniciativa é desenvolvida por meio do Arquivo Público Estadual que também proporciona assessoria técnica aos gestores e municípios.

Campo Grande News

04 de Julho de 2014 - 07:54

Para sensibilizar gestores municipais a adotar políticas de preservação, a Fundação de Cultura do Estado realiza em Aparecida do Taboado e Paranaíba, entre os dias 7 e 11 de julho, o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul”. A iniciativa é desenvolvida por meio do Arquivo Público Estadual que também proporciona assessoria técnica aos gestores e municípios.

A equipe formada pelas historiadoras Áurea Coeli, Lira Dequech e pelo coordenador do Sistema Estadual de Bibliotecas, Fábio Mota Queiroz, realizará levantamentos, reuniões e treinamentos em instituições públicas dos municípios.

A intenção do Arquivo Público Estadual é despertar nos a consciência de preservação dos bens patrimoniais, além de visualizar a necessidade da criação de arquivos municipais ou similares. Com a visita, os município recebem assessoria permanente, além de um manual com informações básicas a respeito da instalação dos materiais, incluindo uma minuta do projeto de lei.

O projeto propõe uma parceria com os municípios no levantamento e registro da massa documental produzida pela administração pública. O resultado trará a tona situação real da documentação e auxiliará no planejamento de diretrizes para a gestão documental. O resultado da ação é contribuir para a preservação da história.

O Arquivo Público não tem a intenção de recolher os documentos encontrados nos municípios.

Mais informações sobre o projeto “Inventário dos Acervos Documentais da História dos Municípios e do Estado de Mato Grosso do Sul” estão disponíveis no Arquivo Público Estadual, que fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, térreo ou pelo telefone 3316-9167.