Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 25 de Novembro de 2020

Sidrolandia

Gestantes de Jateí fazem visita prévia na maternidade do Hospital Santa Catarina

Essa estratégia tem como objetivo garantir o acolhimento prévio e esclarecer dúvidas das pacientes sobre o atendimento

Valéria Batista/Assessoria

22 de Agosto de 2014 - 13:41

No município de Jateí na administração do prefeito Arilson Targino, as gestantes que fazem o pré-natal na rede pública municipal participante do projeto Saúde Materno Infantil realizaram a primeira visita prévia no Hospital Santa Catarina no dia 20. Essa estratégia tem como objetivo garantir o acolhimento prévio e esclarecer dúvidas das pacientes sobre o atendimento.

 

Durante a visita, as gestantes foram recebidas pela enfermeira Jeara Araújo na companhia do médico ginecologista obstetra Paulo Cesar Dutra, que na oportunidade mostraram a sala de parto, berçário, ou seja, todo o ambiente onde será feito o atendimento. As futuras mães receberam também orientações sobre a documentação necessária e os objetos, de uso pessoal, que devem ser levados no dia do parto. A gestante tem a ainda o direito de indicar a pessoa que vai acompanhá-la no dia do parto.

 

De acordo com Dr. Paulo as visitas prévias são fundamentais para o esclarecimento de dúvidas, oferecendo maior segurança às gestantes. “É um espaço de orientação, informação e acolhimento, fortalecendo a importância do pré-natal. É a partir da visita que a gestante terá mais segurança para o parto, pois começa a ter um vínculo com o local onde será atendida”, explicou.

 

O agendamento das visitas, para as novas gestantes será feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde as gestantes fazem o pré-natal e participam do projeto Saúde Materno Infantil e garante as mesmas o direito de levar um acompanhante. Elas são encaminhadas para a maternidade mais próxima da área onde residem. No entanto, está assegurado a gestante o direito ao acolhimento em qualquer maternidade da Rede Cegonha.

 

Além da visita prévia, as gestantes cadastradas na Rede Cegonha recebem o acompanhamento contínuo, mesmo após o parto. Quando a parturiente recebe alta da maternidade, a equipe de serviço da Atenção Básica de Saúde do município de Jatei, as UBS e ESF’s realizam visita puerperal, para que seja feito o acompanhamento sistemático, na sua residência, principalmente para bebês prematuros.

 

O projeto “Saúde Materno Infantil”, direcionadas as gestantes atendidas pela atenção básica de saúde, tem como função orientar as gravidas de Jateí, através de reuniões mensais sobre os cuidados que devem ter durante a gestação e após o nascimento do bebê. Com orientações sugestões e ainda entrega de vários brindes, e sempre confraternização com delicioso lanche da tarde.


Na oportunidade a equipe multidisciplinar responsável pelo projeto e agentes comunitários de saúde, agradeceram a receptividade e acolhimento da direção do Hospital Santa Catarina, assim como os profissionais de saúde que atenderam.