Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Gestores municipais são convidados para cinco Conferências em Brasília

Para finalizar o ano, em dezembro, vai haver a IX Conferência Nacional de Assistência Social, com as discussões em torno da "gestão e o financiamento do Suas".

DE BRASILIA

28 de Agosto de 2013 - 14:10

A partir de outubro, os gestores municipais são convidados a participaram de uma série de conferências. Estão agendadas até o final deste ano cinco eventos onde prefeitos, governadores e o governo federal poderão debater temas diferentes da administração pública. Além da etapa nacional, os municípios podem promover essas conferências a nível local.

Todas as Conferências Nacionais vão ocorrer em Brasília. Em outubro estão marcadas: a IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, nos dias 10 a 14, com o tema "escolas sustentáveis" e a 4.ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, de 24 a 27, que tratará da "implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos".

No mês de novembro, o convite é para a 5.ª CNC (Conferência Nacional das Cidades), nos dias 20 a 24, com o debate sobre "reforma urbana" e a 5.ª Conferência Nacional de Saúde Indígena, de 26 a 30, com a discussão sobre "Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada".

Para finalizar o ano, em dezembro, vai haver a IX Conferência Nacional de Assistência Social, com as discussões em torno da "gestão e o financiamento do Suas".

Cartilhas

Para duas destas reuniões, em especial, a CNM (Confederação Nacional de Municípios) elaborou cartilhas de orientação para as etapas municipais das Conferências de Meio Ambiente e das Cidades.

A entidade considera relevante que, dos debates locais, sejam escolhidos os principais temas a serem levados para os Estados e depois a Brasília.

Além da preparação para a etapa nacional, as conferências locais servem para a escolha dos delegados municipais, pessoas capacitadas que levarão a opinião dos Municípios para Brasília.