Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Glória de Dourados se mobiliza no combate ao Abuso Sexual

Glória News

24 de Maio de 2011 - 10:00

A equipe do Creas – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social de Glória de Dourados realizou palestras sobre a Mobilização do Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Escolas Municipais e Estaduais do Município.

Equipe formada pela coordenadora e Assistente Social Ana Paula Andrade, recepcionista Izabel da Rocha, Assistente Social Érika Carneiro de Souza a Psicóloga Marielly Alves Chaves.

Essas atividades têm o objetivo de mobilizar a sociedade para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual, em especial, preparar as crianças e adolescentes para que os mesmos tenham condições de perceber eventuais situações de risco e não se calarem diante da possibilidade de fazer a denuncia ligando para o numero 100 ou no próprio Conselho Tutelar.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) oferece apoio, orientação e acompanhamento a indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violência. O objetivo é assegurar a proteção imediata e o atendimento psicossocial às vítimas de violência, abuso ou exploração sexual.

No dia da Campanha e Mobilização Nacional, 18 de Maio, foram realizados, a partir das 8hs e 30m, blitz educativa na Avenida Presidente Vagas esquina com a Rua Caçapava, para sensibilizar e convidar a população para a palestra ás 19h00min no auditório da Uems – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com apoio do Conselho Tutelar, Cras – Centro de Referencia de Assistência Social, CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Policia Civil. Policia Militar, Prefeitura Municipal de Glória de Dourados, Sasc - Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania sob comando da secretária Mary Solange Bega e do Prefeito Arceno Athas Junior.

Na semana que antecedeu o dia 18 de Maio, o Creas realizou palestras falando com as crianças e adolescentes sobre os fatos que ocorrerão para a institucionalização desta data, (caso Araceli), e durante estes encontros o Creas também convidou todos os pais destas crianças e adolescentes para palestra com a Doutoranda e Assistente Social Senhora Estela Márcia Scandola.


A Palestrante Doutoranda e Assistente Social Senhora Estela Márcia Scandola com grande conhecimento no assunto e possuidora de graduação em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é gestora de serviços de saúde na Escola de Saúde Publica, Professora da ESP/MS, e de cursos de especialização lattu sensu na área de formação e pesquisa em Direitos Humanos, com especialidade em políticas públicas, participação e controle social, saúde do trabalhador, crianças do povos indígenas e trafico de pessoas. Com todo esse conhecimento falou para um auditório super lotado de estudantes, famílias, autoridades e membros de diversos setores que auxilia na administração do Prefeito Arceno Athas.