Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governador abre encontro da CGU com 40 prefeitos e mais de 200 agentes públicos inscritos

Os administradores serão capacitados sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência.

Notícias MS

06 de Fevereiro de 2017 - 17:00

O governador Reinaldo Azambuja abre, na tarde desta segunda-feira (6), o encontro Município Transparente, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). De acordo com o controlador-Geral da União no MS, José Paulo Barbiere, o evento será realizado simultaneamente em todos os estados e tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos e reeleitos de todo país sobre a excelência na aplicação dos recursos federais.

Os administradores serão capacitados sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão; de prevenção e combate à corrupção; e de incentivo à transparência. O conteúdo programático inclui palestras sobre gerência municipal, orçamento, controle da Administração Pública, licitações, responsabilização de servidores e entes privados, nomeação para cargos públicos, prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU), Portal da Transparência, Lei Anticorrupção e ouvidoria pública, entre outros assuntos.

Na ocasião, a CGU lança o Painel Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, nos últimos cinco anos, sobre os 5.561 municípios brasileiros. A página tem como foco apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social.

A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios já celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais; e relação de empresas declaradas inidôneas.