Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governador entrega viatura contra incêndio para o aeroporto de Bonito

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a viatura consolida o turismo no município, além de ser mais um grande passo em prol do próprio Estado.

Notícias MS

11 de Julho de 2013 - 13:09

O governador André Puccinelli entregou na manhã de hoje (11), na Capital, mais uma viatura contra incêndio em aeroporto, modelo AP1, do Corpo de Bombeiros Militar de MS (CBMMS), para atender o aeroporto regional do município de Bonito. A viatura irá reforçar a segurança do aeroporto e foi reformada com recursos do Estado, no valor de R$ 180 mil. Com a entrega, Mato Grosso do Sul já soma três viaturas do mesmo porte, também presentes nos aeroportos de Dourados e Três Lagoas.

De acordo com o governador André, a viatura destinada ao município de Bonito elevará o aeroporto regional da categoria 3, que tem capacidade para receber até 70 passageiros, para categoria 5, aumentando a capacidade para 150 passageiros. “Nós tomamos medidas práticas para ampliar o que já tínhamos, e com a elevação da categoria, além de fomentarmos a aviação no Estado, ampliaremos a nossa capacidade de receber turistas e, consequentemente, vamos gerar mais riqueza para MS”, concluiu André.

Segundo o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Ociel Ortiz, a viatura AP1 é de uso exclusivo em aeroportos, tem capacidade para 4,5 mil litros de água, 600 litros de lique geradores de espuma e 100 quilos de pó químico. “Como é de uso de aeroporto ele é da cor amarela, uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ele pode ser operado em movimento, com a possibilidade de seguir aeronaves. Para operá-lo é necessário um curso específico”, explicou o coronel.

De acordo com a titular da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brun, a entrega proporcionará a Bonito receber a partir do mês de agosto mais dois voos fretados. “O que só aumentará o fluxo de turistas no município e se traduzirá em riquezas para o Estado”.

Para o prefeito de Bonito, Leonel Lemos, a viatura consolida o turismo no município, além de ser mais um grande passo em prol do próprio Estado. “Ampliaremos a possibilidade de receber mais voos de jato e ter mais segurança. E ainda, tudo isso somado às ligações asfálticas realizadas e estrutura do município, que a cada dia melhora, aumenta o fluxo de turistas e propicia a prestação de um serviço de qualidade”, frisou.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues; o coordenador de transportes aéreos da Secretaria de Estado de Obras Públicas e Transportes (Seop), Fabrício Alves Correa; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; os deputados estaduais Dione Hashioka, Márcio Fernandes e Júnior Mochi e representantes do Corpo de Bombeiros Militar de MS.

Viatura de abastecimento

Durante a entrega da viatura contra incêndio também foi garantido ao Estado um veículo tanque para o abastecimento de aeronaves, que segundo o tenente-coronel do CBMMS, Nilvo Perlim, tem capacidade de 4 mil litros de querosene e irá atender dentro e fora dos aeroportos. “Ele ficará locado no aeroporto internacional e irá atender especialmente os 18 municípios gêmeos de MS e a região de fronteira”, explicou.