Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governador entrega viaturas e reforça papel da Polícia Comunitária no enfrentamento à criminalidade

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o trabalho das Policias Comunitárias realizado com a população é fundamental na prevenção da criminalidade

Notícias MS

20 de Setembro de 2013 - 08:54

Integração entre a força policial e a população na redução da criminalidade. Este foi o assunto destacado pelas autoridades durante a entrega de oito motocicletas para o policiamento comunitário nos municípios de Campo Grande - que receberá quatro delas -, Cassilândia e Paranaíba, que vão receber duas motocicletas cada uma. Os investimentos somam R$ 144,3 mil e provêm de um convênio firmado entre o governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

O governador André Puccinelli destacou que o governo tem atuado incansavelmente na pasta da segurança pública equipando as polícias, além de realizar concursos em todas as áreas de abrangência da Sejusp. “Temos vários concursos em andamento, além disso, capacitação para essas pessoas para que elas, profissionalmente, atendam bem a população. Procuramos dar, através da quantidade de recursos humanos, qualificação e instrumentalização para que eles possam se modernizar e, modernizados, fazer frente à criminalidade. Sem sombra de dúvidas estas ações fazem com que cumpramos o nosso compromisso e isso não é visto como dispêndio, mas sim como investimentos para que nós possamos dar um pouco mais de tranquilidade às nossas famílias”, destacou.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, o trabalho das Policias Comunitárias realizado com a população é fundamental na prevenção da criminalidade. “A polícia comunitária já formou mais de quatro mil policiais e cidadãos que trabalham em conjunto no combate ao crime. Isto é muito importante porque a sociedade se aproxima da força policial gerando uma parceria saudável e de confiança no enfrentamento dos delitos”, reforçou.

O secretário afirmou ainda que, graças ao emprenho do Executivo em equipar as polícias, formar e qualificar mão de obra e investir na carreira do policial, Mato Grosso do Sul é destaque e referência nacional sobre o assunto. “Se compararmos os oito primeiros meses de 2012 com o mesmo período de 2013 veremos que conseguimos reduzir em 8% os crimes contra a vida e em mais de 20% os registros de roubos, em todos os municípios do Estado. Além disso, Campo Grande hoje é considerada a terceira Capital do País mais segura para se viver”.

De acordo com o coordenador estadual de Polícia Comunitária, coronel Carlos de Santana Carneiro, a entrega das motocicletas beneficiará a população de bem, que se sente satisfeita ao ver sua família segura com a presença policial. “Essas novas viaturas vêm contribuir com a prevenção de crimes através de rondas mais eficientes. A população fica feliz ao saber que a polícia está zelando por sua segurança e nosso foco é justamente a comunidade de bem”.

 O presidente do Conselho de Segurança da Área Central de Campo Grande, Adelaido Luiz Espinosa Vila, avalia que o trabalho da polícia comunitária tem sido essencial para a redução das estatísticas do crime na Capital. “Essas viaturas representam mais vidas e patrimônios preservados e, principalmente, transmite uma sensação efetiva de segurança. E isso tudo é fundamental para a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.