Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governador recebe empresários chineses e reforça potencial do Estado para investimentos

André Puccinelli apresentou os projetos estratégicos e investimentos na infraestrutura do Estado para receber grandes empreendimentos.

Notícias MS

23 de Julho de 2013 - 14:30

O governador André Puccinelli recebeu nesta terça-feira (23) a visita dos membros da empresa Rede Brasil Máquinas e representantes da empresa chinesa Lonking para discutir a implantação de uma fábrica em Três Lagoas. Durante a reunião foram tratados investimentos, parcerias e a projeção para futuras instalações.

O projeto, que é avaliado em R$ 200 milhões, tem como objetivo a construção de máquinas e equipamentos da Linha Amarela que envolve o setor da construção civil, como escavadeiras, carregadeiras, retroescavadeiras, compressores, gruas, guindastes e plataformas aéreas.

André Puccinelli apresentou os projetos estratégicos e investimentos na infraestrutura do Estado para receber grandes empreendimentos. “Além da infraestrutura logística, com rodovias, ferrovias e aeroportos, Mato Grosso do Sul tem, junto aos municípios, os melhores incentivos fiscais e tributários para a instalação de novos empreendimentos”, afirmou Puccinelli durante a reunião.

André destacou o potencial do Estado para o mercado de maquinário e a grande demanda neste segmento. “É um forte produtor agrícola, junto aos outros Estados do Centro-Oeste, São Paulo e Paraná e necessita de pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, empilhadeiras, motoniveladoras para atender a demanda da produção rural e a construção civil”, afirmou o governador.

Segundo os empresários, a fábrica poderá gerar 1,5 mil empregos, entre eles diretos e indiretos e terá capacidade para produzir duas mil máquinas por ano que também serão exportadas para toda a América do Sul.

O presidente da Loking Holdings Limited, Qiu Debo, afirmou que Mato Grosso do Sul é a primeira opção de investimentos no Brasil. “O mercado brasileiro é o segundo maior em projeção de crescimento depois da China, de acordo com nossa estatística de vendas e expansão. O mercado brasileiro é a nossa preferência para a instalação de um fábrica e Três Lagoas é a nossa primeira opção”, afirmou o presidente Debo.

Fundada em 1993, Lonking Holdings Limited ("Lonking") é uma das maiores fabricantes de máquinas de construção na China. Possui 19 subsidiárias e quatro bases de produção localizadas respectivamente em Fujian, Xangai, Jiangxi e He'nan, cobrindo mais de 3 milhões de metros quadrados.

Lonking fabrica pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, rolos compactadores, empilhadeiras, motoniveladoras e minicarregadeiras. A empresa também desenvolve e produz componentes principais, incluindo engrenagens, conversores de torque, eixo, componentes hidráulicos, canos de engrenagem e o eixo condutor, entre outros.

Em 2011, 46 mil unidades de Lonking carregadeiras de rodas foram vendidas, cobrindo uma quota de mais de 20% do mercado doméstico, ocupando o topo na indústria. Em 2012, o faturamento da Lonking chegou a R$ 3 bilhões.

Para a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, é uma grande satisfação receber um investimento de grande porte no município. “Com a visão e o empenho do governador André, que tem um governo voltado para os municípios, estamos abrindo as portas para mais um grande investimento. Esta fábrica de máquinas de construção trará grandes investimentos para o Estado, gerando emprego e desenvolvendo a economia em diversos setores”, afirmou a prefeita.

Estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Paulo Engel; o secretário de Obras, Edson Giroto; o secretário de Fazenda, Jader Afonso; o deputado estadual Eduardo Rocha; a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura; o secretário de Assuntos Governamentais de Três Lagoas, Walmir Arantes; o diretor Financeiro da Rede Brasil Máquinas, Libério Neto; sócio da Rede Brasil, Cleiton Janiski; o presidente da MCL Empreendimentos, Mário Celso Lopes e quatro chineses da empresa Lonking.