Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Sidrolandia

Governador sanciona a lei que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia

Notícias MS

27 de Maio de 2011 - 09:54

O governador André Puccinelli sancionou a lei que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia, a ser comemorado, anualmente, no dia 17 de maio. Também foi sancionada a lei que institui a Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack no Estado, prevista para terceira semana do mês de junho, de cada ano. A deliberação está no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (27).

O Poder Público promoverá na Semana de Enfrentament oo Crack, com a participação da sociedade, do Conselho Estadual Antidrogas (CEAD-MS) e dos demais órgãos que compõem o Sistema Estadual Antidrogas, eventos para o enfrentamento e combate ao Crack, com debates, palestras nas escolas e em locais públicos, com objetivo de conscientizar a população em geral, acerca dos efeitos nocivos que essa droga exerce no organismo, bem como de seu alto poder destrutivo das famílias e da comunidade.

Na última terça-feira (24) foi aprovado na Assembléia Legislativa do Estado o projeto de lei nº 171/10, de autoria dos deputados Paulo Duarte e Junior Mochi, que institui o Dia Estadual de Combate à Homofobia.

A proposta foi formulada a partir de um pedido do CentrHo (Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia) vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Tem como principais fundamentos os artigos 1º, 3º e 5º da Constituição Federal e os artigos 1º e 3º da Constituição Estadual, que garantem a construção de uma sociedade sem qualquer forma de discriminação. 

De acordo com os parlamentares, o dia 17 de maio foi escolhido para mobilização contra homofobia, pois em 1990 a Organização Mundial de Saúde deixou de considerar a homossexualidade uma doença. Desde então a data passou a ser comemorada em todo o mundo. 

Para Leonardo Bastos, coordenador do Centrho, essa é uma grande vitória para todos que lutam pelo combate à homofobia. "Temos que unir forças para continuar nosso trabalho e através do governo do Estado, e com o apoio de toda a sociedade, deixar uma marca, um dia de luta, para que nossa causa não fique no esquecimento". 

Mato Grosso do Sul com essa lei passa a ser o oitavo Estado brasileiro que já possue o Dia de Combate à Homofobia em seu calendário oficial. A deliberação pode ser conferida no endereço eletrônico: http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO7958_27_05_2011.pdf .