Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 24 de Janeiro de 2022

Sidrolandia

Governador sanciona Semana do Comerciário em MS

A lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição do dia 29 de outubro, próxima terça-feira, devido ao feriado do Dia do Servidor, na segunda-feira (28).

Wilson Aquino/Com Assessoria do Governador

25 de Outubro de 2013 - 13:55

O governador André Puccinelli sancionou hoje (25) a Lei que institui a Semana Nacional do Comerciário em Mato Grosso do Sul, a ser realizada anualmente, alusiva ao dia 30 de outubro, Dia do Comerciário. A lei será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição do dia 29 de outubro, próxima terça-feira, devido ao feriado do Dia do Servidor, na segunda-feira (28).

O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Marquinhos Trad e aprovado no último dia 10 de outubro, foi proposto com o objetivo de reconhecer o valor dos profissionais do comércio junto à sociedade e a sua contribuição para a economia da região.

Lideranças sindicais dos comerciários de todo Estado estiveram hoje pela manhã no gabinete do governador, acompanhando a assinatura do documento. Entre eles estavam Idelmar da Mota Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços de Mato Grosso do Sul – Fetracom/MS, que preside também o Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande – SECCG.

Idelmar da Mota Lima, agradeceu a iniciativa do deputado Marquinhos Trad e o reconhecimento do governo do Estado. “Esta é uma valorização da nossa categoria, uma lei de nível Estadual, que institui a Semana do Comerciário. Para nós é um reconhecimento e um estímulo profissional” destacou o presidente do SECCG.

De acordo com Idelmar, existem cerca de 40 mil trabalhadores no comércio em Campo Grande e cerca de 130 mil no Estado. “É uma alegria para nós e agrademos o governador André por sancionar esta lei” agradeceu Idelmar.

Com a sanção do governador, a Semana do Comerciário passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado. Por ocasião da comemoração, o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada poderão estabelecer convênios para a realização de atividades educativas, jogos esportivos, eventos culturais, além de premiações aos comerciários que se destacarem em sua área de atuação.

Estiveram presentes também os sindicalistas: Nelson Benitez, Apolônio Aires, Eurides Silveira, Adauto Cândido, João Spontoni, Dorvair Boaventura (Caburé), André Luiz Garcia, Raphaela Silva Modeneis Reis (ass. Jurídic. SECCG) e Aílton Martins, entre outros.

REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO – Idelmar, que preside a Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, disse que os comerciários de Mato Grosso do Sul foram muito prestigiados este ano. Primeiro com a regulamentação da profissão em 15 de março. Agora, com a Semana dos Comerciários em função do dia 30 de outubro (Dia do Comerciário).

Idelmar enalteceu a iniciativa do deputado Marquinhos Trad que é autor também da Lei 4.395, promulgada pela Assembléia Legislativa em agosto deste ano, que obriga supermercados e hipermercados a não mais fazerem promoções sem dispor de funcionários em todos os caixas do estabelecimento. “Aplaudimos a iniciativa do deputado que está sempre atento aos interesses dessa que é a maior categoria profissional do Estado”, afirmou Idelmar.