Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governo estuda elevar alíquota do IPVA de 2,5% para 3,5% em 2016

Caso a intenção do governo se concretize, Azambuja ainda decretará cobrança inferior a 5%, mas acima dos 2,5% praticados até então

Campo Grande News

30 de Outubro de 2015 - 16:30

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou, no início da tarde desta sexta-feira (30), que estuda aumentar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para 3,5%. "Ainda estamos vendo, estamos estudando isso ainda", completou. O reajuste pode chegar a 40% em relação a este ano.

Segundo a lei, a cobrança do IPVA é calculada sobre 5% do valor de mercado do carro, mas, habitualmente, governadores de todo o país reduzem esse valor para 2,5%, por meio de decreto.

Caso a intenção do governo se concretize, Azambuja ainda decretará cobrança inferior a 5%, mas acima dos 2,5% praticados até então.

"Ninguém quer aumento de imposto, mas é uma necessidade. Com isso, com aumento do IPVA, vamos ter um incremento na receita de R$ 1,93 milhões para 2016", afirmou o governador durante evento na fábrica de celulose Fibria, em Três Lagoas.

Para defender a medida, Azambuja destacou que, devido a redução da alíquota do diesel instituída pelo governo estadual neste ano, a gestão do Estado abriu mão de R$ 250 milhões que eram enviados para o caixa de Mato Grosso do Sul.

Ontem (29), o governador disse que aguarda a votação do ajuste fiscal na Assembleia Legislativa para decidir se aumentará o percentual de cobrança do IPVA.