Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Abril de 2024

Sidrolandia

Governo forma novos PMs para reforçar a segurança em todo o Estado

Os soldados que se formarão hoje segunda–feira (14) serão encaminhados para os municípios de Ponta Porã, Naviraí, Jardim, Três Lagoas, Amambai, Coxim, Aquidauana, Sidrolândia e Nova Andradina

Notícias MS

14 de Março de 2011 - 13:19

Mato Grosso do Sul receberá mais 256 soldados da Polícia Militar, o que irá garantir a segurança da população e acrescentar reforço às unidades policiais de todo o Estado. A solenidade de formatura do Curso de Formação de Soldados acontece na próxima segunda-feira (14), às 19h, na sede do Comando-Geral da Polícia Militar, na Capital.

 Os novos formandos fazem parte de um total de 400 homens e mulheres admitidos nas últimas convocações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para ingressar no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da Polícia Militar. Esses 256 são do grupo convocado em maio de 2010, que começou a formação no dia 1° de julho. Além de Campo Grande, o curso para novos PMs foi realizado em Corumbá e Dourados. “Em Dourados os alunos já se formaram, e em Corumbá a formatura acontece no dia 18 deste mês”, informa o comandante do Cfap, tenente–coronel Valter Godoy Rojas.

O curso teve a duração de oito meses, com carga horária de 2.540 horas/aula, aliando conhecimentos teóricos e práticos.  Dentre as 40 disciplinas oferecidas na preparação, estão: direitos humanos, armamento e munição, defesa pessoal, tiro defensivo, direito constitucional, legislação de trânsito e policiamento comunitário. Fazendo parte dos conhecimentos práticos, os alunos-soldados participaram de um estágio supervisionado trabalhando nas ruas da Capital, principalmente durante as festividades de fim de ano e no período de carnaval.

De acordo com o coronel Godoy, além de alavancar o número de soldados, os policiais devem suprir a deficiência de algumas unidades policiais de todo o Estado. “Alguns policiais já se aposentaram. Com certeza, esse efetivo deve suprir esse deficiência, além de trazer mais eficácia ao trabalho da Polícia Militar. Os policiais trabalharão no policiamento preventivo e ostensivo não só na Capital, mas em outros municípios do Estado”, explica o comandante.

Os soldados que se formarão hoje segunda–feira (14)  serão  encaminhados para os municípios de Ponta Porã, Naviraí, Jardim, Três Lagoas, Amambai, Coxim, Aquidauana, Sidrolândia e Nova Andradina. Segundo o comandante do Centro de Formação, após a formatura,  50% do efetivo de policiais somará às subunidades desses municípios do interior.

Alunos–soldados

Investindo em Segurança Pública, além de 256 homens,  o governo do Estado convocou em agosto do ano passado mais 154 alunos–soldados, para fazer parte da corporação. A segunda turma de alunos ingressou em setembro no Centro de Formação, e deverá se formar em maio deste ano. Esse efetivo também será direcionado para diversos municípios. De acordo com o comandante do Cfap, Campo Grande será o município com o maior número de novos soldados da Polícia Militar que trabalharão para a segurança nas ruas, dada a proporção de sua população.