Sidrolandia
Governo promove cooperação com Canadá
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), realiza cooperação técnica com a Universidade de Montreal, no Canadá, para avaliar o desempenho hospitalar em Mato Grosso do Sul.
Redação de Notícias
14 de Outubro de 2010 - 09:07
De 1º a 5 de novembro sete profissionais do Estado, entre eles a secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, e o diretor-presidente do Hospital Regional de Campo Grande, Ronaldo Queiroz, participam de um seminário na cidade canadense onde está localizada a sede da instituição de ensino, sobre o referencial teórico que será utilizado para avaliar as unidades de saúde do Estado.
A cooperação é coordenada pelo professor canandense Andrè-Pierre Contandriopoulos, um dos mais conceituados especialistas em avaliação de saúde no mundo.
Ao todo 35 profissionais do Estado serão capacitados para avaliar 77 hospitais públicos e filantrópicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As sete pessoas que vão a Montreal repassarão as informações aos outros 28 integrantes da equipe estadual, explica Dobashi.
A segunda etapa do treinamento acontece no final de novembro, quando Contandriopoulos vem a Campo Grande para participar da Conferência Luso-francófana de Saúde (Colufras), que acontece nos dias 29 e 30 de novembro e 1° dezembro.
Depois de capacitados, os profissionais de Mato Grosso do Sul disseminarão os conhecimentos para outros estados brasileiros. A cooperação com a universidade canadense terá duração de um ano.
Este é o segundo convênio realizado este ano pelo governo do Estado com instituições de ensino do país norte-americano para aperfeiçoamento na área de saúde.
Em abril teve início o curso de pós-graduação lato sensu Liderança em Enfermagem na Saúde da Família, em cooperação com a Universidade de Toronto e parceria com o Ministério da Saúde, Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O curso teve a participação de 50 profissionais do Estado e também foi oferecido no Acre.
Nos dias 25 a 29 deste mês, em Toronto, será apresentado um dos trabalhos de conclusão do curso selecionado entre os grupos de participantes. O tema escolhido foi "Classificação de riscos no pré-natal". Para elaboração do trabalho, o grupo, formado por enfermeiros de Aquidauana, Três Lagoas e Campo Grande, revisou todos os dados da mortalidade materna de Mato Grosso do Sul.