Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 18 de Agosto de 2022

Sidrolandia

Governo publica decreto que instituí sistema de comunicação eletrônica

Mesmo contando com um sistema de acesso rápido e fácil, a implantação deverá obedecer um cronograma.

Notícias MS

09 de Setembro de 2015 - 16:53

Para agilizar os trâmites internos, o Governo do Mato Grosso do Sul publicou na edição desta quarta-feira (9), do Diário Oficial, o Decreto n. 14.259 que instituí, no âmbito do Poder Executivo Estadual, o Sistema de Comunicação Eletrônica (e-DOCMS). Com a implantação da nova ferramenta, toda a documentação que antes era impressa e entregue pessoalmente entre os setores, como comunicações internas e ofícios, agora será feito online.

O novo sistema, que vem sendo utilizado nos últimos três meses no formato de projeto piloto nas Secretarias de Administração e Desburocratização, Secretaria de Produção e Agricultura Familiar, Secretaria de Fazenda, Secretaria de Educação e agências vinculadas está sendo apresentado em etapas aos órgãos estaduais. “A substituição do papel pelo formato eletrônico diminui o tempo de resposta. O sistema funciona como uma espécie de caixa de e-mail onde cada servidor tem seu login e pode acessá-lo por uma página na internet”, explica o coordenador da Agiosul, responsável pela implantação do projeto, Antônio Muller.

Elaborado em quatro níveis, o sistema permitirá acessos diferenciados aos gestores, elaboradores, gestores em nível de substituição e repasse de documentos. As grandes novidades são o sistema de certificação digital que vai permitir a assinatura digital do servidor, como já é realizado em diversos órgãos do judiciário em Mato Grosso do Sul e código de validação do documento que permitirá o acesso a qualquer cidadão. “É o primeiro sistema do estado a utilizar essa ferramenta de validação documental”, explica Muller pontuando a importância em validar documentos com origem no Poder Público.

Para se ter uma ideia, com a comunicação eletrônica será possível que uma diretora de escola no município de Tacuru, por exemplo, distante 430 Km da capital possa com apenas um clique enviar uma comunicação eletrônica para secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota solicitando algum encaminhamento e já obter a resposta em poucos minutos.

“Ao implantar o sistema, nós pretendemos facilitar a comunicação interna e garantir ainda mais eficiência e agilidade, além de termos mais controle da produtividade dos nossos servidores”, explica o Secretário de Administração e Desburocratização, Carlos Alberto de Assis.

Cronograma de implantação

Mesmo contando com um sistema de acesso rápido e fácil, a implantação deverá obedecer um cronograma. Na prática, todos os servidores terão acesso, mas é necessário que os gestores passem por treinamento. A meta, é que até outubro o sistema já esteja funcionando em todos os órgãos do Governo de Mato Grosso do Sul.