Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 5 de Dezembro de 2024

Sidrolandia

Guarnição do Corpo de Bombeiros em Sidrolândia só deve sair do papel em 2014

Os 15 bombeiros que devem ser destacadas para a cidade sairão do concurso previsto para março, autorizado na semana passada.

Flávio Paes/Região News

24 de Dezembro de 2012 - 08:10

Foto: Marcos Tomé/Região News

Guarnição do Corpo de Bombeiros em Sidrolândia só deve sair do papel em 2014

Nutri Shopping, transformado em ruína após incêndio no dia 24 de dezembro de 2010

Exatamente dois anos depois do incêndio que destruiu as vésperas do Natal o maior centro comercial da cidade, o Nutri Shopping, Sidrolândia ainda não tem sua guarnição de corpo de bombeiros, nem mesmo foi criada a brigada de combate a incêndio que chegou a ser anunciada há 9 meses, em março deste ano, quando foi formada a Comissão Municipal de Defesa Civil.

A única ferramenta de combate inicial ao fogo em caso de sinistro é um caminhão pipa antigo da Prefeitura, embora desde setembro, haja uma viatura de bombeiro estacionada no pátio da Secretaria de Obras, reformada pela Prefeitura. No incêndio da semana passada na Comercial Hernandes, o veículo, com capacidade para armazenar 4 mil litros, não foi usado porque não há servidores municipais  treinados para usá-lo.

Promessas

AndreA guarnição, que o governador André Puccinelli voltou a prometer durante sua visita à cidade no último dia 11, data comemorativa dos 59 anos de Sidrolândia, só deve sair do papel em 2014. Os 15 bombeiros que devem ser destacadas para a cidade sairão do concurso previsto para março, autorizado na semana passada.

Nenhum dos 81 aprovados no concurso de 2009, que estão concluindo o curso de bombeiro militar,  será destacado para atuar na cidade, vão para unidades da corporação onde há carência de pessoal. Não é necessário arriscar nenhum exercício de futurologia para projetar que não haverá tempo hábil para construir o quartel (ou adaptar o prédio oferecido pela Prefeitura), comprar os equipamentos e convocar os aprovados neste concurso ainda em 2013.

Além de concluírem o curso de formação, que dura em média sete meses,  se de fato o concurso for em março, os munícipes terão de torcer para que não haja contratempos (como recursos dos candidatos). Se os aprovados forem  chamados em maio, iniciando a formação em junho,  só estarão aptos ao trabalho em fevereiro de 2014.

Outro fator que pode retardar este processo é que o Governo do Estado não tem sido muito ágil na convocação de aprovados em concurso. No caso desta última convocação dos bombeiros, por exemplo, o processo se arrastou por nove meses, de junho de 2011, quando o concurso de 2009 foi prorrogado por mais um ano, até março de 2012,  quando  os 81 aprovados foram convocados para iniciar o curso de formação.

Investimentos

Além da questão do efetivo, ainda não se definiu o local onde a guarnição vai funcionar. EM junho do ano passado a Prefeitura ofereceu como alternativa a Ocielinstalação no Cascatinha que pertencia a maçonaria. O comandante dos bombeiros, coronel Ociel Ortiz,  visitou o local no último dia 6 de junho, mas até agora, transcorridos seis meses,  a corporação ainda não concluiu estudos sobre a viabilidade de adaptar o quartel no local.

Se o custo das reformas foi superior a R$ 500 mil, a opção seria a construção de um quartel padrão com 600 metros quadrados de área construída, orçado em R$ 1,2 milhão. Como medida emergencial, depois deste incêndio de grandes proporções que atingiu a Comercial Hernandes no último dia 18, enfim, deve ser criada a brigada anti-incêndio, formada por servidores municipais. Eles serão treinados pelos bombeiros, provavelmente,  em janeiro, mas isto dependerá do futuro prefeito.